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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41092
ORCID: | http://orcid.org/0009-0007-1091-7137 |
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | O Confucionismo e seu impacto na educação |
Título(s) alternativo(s): | Confucianism and its impact on education |
Autor(es): | Menezes, Pablo Henrique |
Primeiro orientador: | Auth, Milton Antônio |
Primeiro membro da banca: | Coimbra, Débora |
Segundo membro da banca: | Pinto, Otávio Luiz Vieira |
Resumo: | Em vista ao atual destaque educacional, a exemplo do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), apresentado pela China e demais países da Sinoesfera, a dúvida acerca de fatores que possam influenciar tal notoriedade ronda a mente de educadores e pesquisadores de países ocidentais. A fim de ter maior discernimento em relação a essa problemática, o presente trabalho propõe um estudo investigativo acerca do desenvolvimento histórico e sociocultural da educação chinesa, focando especificamente na Filosofia de Confúcio. O Confucionismo é uma filosofia com mais de 2500 anos, e estabelece a educação como o principal meio de aprimoramento individual e social. Devido ao seu extenso período de evolução histórica, tal filosofia se enraizou nas sociedades chinesas ao ponto de ser estabelecida como um sistema cultural. Seu foco educacional foi responsável pelo desenvolvimento das primeiras universidades e concursos públicos da China Imperial. Com base nisso, buscou-se investigar sua influência direta e/ou indireta no sistema educacional ao longo da história e dos dias atuais. Para tal, desenvolveu-se um estudo de análise bibliográfica e documental, incluindo algumas obras base para o Confucionismo, como Os Analectos (论语 – Lúnyǔ) e O Livro dos Ritos (礼记 - Lǐ Jì), mais especificamente os capítulos conhecidos como Registro sobre Ensino e Aprendizagem (学记 – Xué jì) e O Grande Aprendizado (大学 - Dà xué). Levantando as principais proposta e focos dessa estrutura educacional em busca de comparar e intercambiar esses conhecimentos com a educação no Brasil, prosseguiu-se com a formulação de um E-book intitulado “O Confucionismo e seu Impacto na Educação” para divulgação e auxílio em aulas de formação de professores. |
Abstract: | Given the current educational prominence, exemplified by the Program for International Student Assessment (PISA), presented by China and other countries in the Sinosphere, questions about factors that could influence such notoriety concern educators and researchers in Western countries. In order to gain a deeper understanding of this issue, this study proposes an investigative exploration of the historical and sociocultural development of Chinese education, with a specific focus on Confucius' Philosophy. Confucianism, a philosophy spanning over 2500 years, establishes education as the primary means of individual and societal improvement. Due to its extensive historical evolution, this philosophy has become deeply rooted in Chinese societies to the point of being established as a cultural system. Its educational focus played a pivotal role in the development of China's early universities and public examinations. In this context, the study aimed to investigate its direct and/or indirect influence on the educational system throughout history and in contemporary times. To achieve this, a bibliographical and documentary analysis was conducted, including key works for Confucianism such as "The Analects" (论语 – Lúnyǔ) and "The Book of Rites" (礼记 - Lǐ Jì), specifically focusing on chapters known as "Record on the subject of education" (学记 – Xué jì) and "The Great Learning" (大学 - Dà xué). By exploring the primary proposals and focuses of this educational framework, seeking to compare and exchange these insights with education in Brazil, the study proceeded to formulate an e-book titled "O Confucionismo e seu Impacto na Educação" for dissemination and assistance in teacher courses. |
Palavras-chave: | Confucionismo Humanismo Ensino Atitudinal Confucianism Humanism Attitudinal Teaching Ciência - Estudo ensino |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::TEORIA GERAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO CURRICULAR |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
Referência: | MENEZES, Pablo Henrique. O Confucionismo e seu Impacto na Educação. 2023. 60 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.578 |
Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.578 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41092 |
Data de defesa: | 31-Ago-2023 |
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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ConfucionismoImpactoEducação.pdf | Dissertação | 636.51 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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