Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41092
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMenezes, Pablo Henrique-
dc.date.accessioned2024-02-01T16:26:08Z-
dc.date.available2024-02-01T16:26:08Z-
dc.date.issued2023-08-31-
dc.identifier.citationMENEZES, Pablo Henrique. O Confucionismo e seu Impacto na Educação. 2023. 60 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.578pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41092-
dc.description.abstractGiven the current educational prominence, exemplified by the Program for International Student Assessment (PISA), presented by China and other countries in the Sinosphere, questions about factors that could influence such notoriety concern educators and researchers in Western countries. In order to gain a deeper understanding of this issue, this study proposes an investigative exploration of the historical and sociocultural development of Chinese education, with a specific focus on Confucius' Philosophy. Confucianism, a philosophy spanning over 2500 years, establishes education as the primary means of individual and societal improvement. Due to its extensive historical evolution, this philosophy has become deeply rooted in Chinese societies to the point of being established as a cultural system. Its educational focus played a pivotal role in the development of China's early universities and public examinations. In this context, the study aimed to investigate its direct and/or indirect influence on the educational system throughout history and in contemporary times. To achieve this, a bibliographical and documentary analysis was conducted, including key works for Confucianism such as "The Analects" (论语 – Lúnyǔ) and "The Book of Rites" (礼记 - Lǐ Jì), specifically focusing on chapters known as "Record on the subject of education" (学记 – Xué jì) and "The Great Learning" (大学 - Dà xué). By exploring the primary proposals and focuses of this educational framework, seeking to compare and exchange these insights with education in Brazil, the study proceeded to formulate an e-book titled "O Confucionismo e seu Impacto na Educação" for dissemination and assistance in teacher courses.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConfucionismopt_BR
dc.subjectHumanismopt_BR
dc.subjectEnsino Atitudinalpt_BR
dc.subjectConfucianismpt_BR
dc.subjectHumanismpt_BR
dc.subjectAttitudinal Teachingpt_BR
dc.subjectCiência - Estudo ensinopt_BR
dc.titleO Confucionismo e seu impacto na educaçãopt_BR
dc.title.alternativeConfucianism and its impact on educationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Auth, Milton Antônio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8703276139561729pt_BR
dc.contributor.referee1Coimbra, Débora-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1842712024021897pt_BR
dc.contributor.referee2Pinto, Otávio Luiz Vieira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0807844065927125pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4265919709226150pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEm vista ao atual destaque educacional, a exemplo do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), apresentado pela China e demais países da Sinoesfera, a dúvida acerca de fatores que possam influenciar tal notoriedade ronda a mente de educadores e pesquisadores de países ocidentais. A fim de ter maior discernimento em relação a essa problemática, o presente trabalho propõe um estudo investigativo acerca do desenvolvimento histórico e sociocultural da educação chinesa, focando especificamente na Filosofia de Confúcio. O Confucionismo é uma filosofia com mais de 2500 anos, e estabelece a educação como o principal meio de aprimoramento individual e social. Devido ao seu extenso período de evolução histórica, tal filosofia se enraizou nas sociedades chinesas ao ponto de ser estabelecida como um sistema cultural. Seu foco educacional foi responsável pelo desenvolvimento das primeiras universidades e concursos públicos da China Imperial. Com base nisso, buscou-se investigar sua influência direta e/ou indireta no sistema educacional ao longo da história e dos dias atuais. Para tal, desenvolveu-se um estudo de análise bibliográfica e documental, incluindo algumas obras base para o Confucionismo, como Os Analectos (论语 – Lúnyǔ) e O Livro dos Ritos (礼记 - Lǐ Jì), mais especificamente os capítulos conhecidos como Registro sobre Ensino e Aprendizagem (学记 – Xué jì) e O Grande Aprendizado (大学 - Dà xué). Levantando as principais proposta e focos dessa estrutura educacional em busca de comparar e intercambiar esses conhecimentos com a educação no Brasil, prosseguiu-se com a formulação de um E-book intitulado “O Confucionismo e seu Impacto na Educação” para divulgação e auxílio em aulas de formação de professores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration60pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::TEORIA GERAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO CURRICULARpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.578pt_BR
dc.orcid.putcode152185848-
dc.crossref.doibatchidd3c7fc63-28f7-49bf-805e-a469323c14f5-
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ConfucionismoImpactoEducação.pdfDissertação636.51 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.