Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41066
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-7112-1542 |
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Construção do conhecimento e ensino superior no Brasil: Um estudo sobre a articulação histórico-ontológica entre trabalho, formação humana e conhecimento e os impactos do neoliberalismo |
Título(s) alternativo(s): | Construction of knowledge and higher education in Brazil: A study on the historical-ontological articulation between work, human formations and knowledge and the impacts of neoliberalism |
Autor(es): | Alcantara, Elton Luiz da Costa |
Primeiro orientador: | Previtali, Fabiane Santana |
Primeiro membro da banca: | Oliveira, Ranieri Carli de |
Segundo membro da banca: | Gil, Aldo Duran |
Resumo: | A pesquisa aqui exposta se propôs a realizar um estudo sobre os impactos do neoliberalismo no ensino superior brasileiro enquanto espaço de articulação entre produção do conhecimento e formação humana. Em nossa análise, buscamos apresentar a relação histórico-ontológica entre trabalho, conhecimento e educação, sua concretização na forma capitalista de viver, orientada à lógica autoexpansiva do capital – que se reflete na decadência ideológica burguesa e na reposição da histórica cisão entre teoria e prática na “escola do ler” e “escola do fazer”, essa para a classe subalterna enquanto aquela é voltada aos setores dominantes. Também abordamos o desenvolvimento histórico do ensino superior brasileiro, país de formação capitalista hipertardia através de uma via colonial, que se expressa na forma como se constitui sua instituição universitária, erigida através das iniciativas “pelo alto” do Estado. Ademais, intentamos demonstrar as transformações ocorridas no sociometabolismo diante da crise estrutural do capital, impactando todas as dimensões da vida, inclusive a do conhecimento. Nesse sentido, compreendemos os “pós-modernismo” enquanto fruto (e contributo) desses tempos. Sendo forma aprofundada da decadência ideológica, abre vias ao irracionalismo e à aceitação (mesmo que por apologia indireta) de explicações pseudocientíficas por aceitar qualquer “verdade” como igualmente válida, promovendo a hipercentralidade da subjetividade. Diante disso, trabalhamos a hipótese de que esse contexto geral ganha dimensões particularizadas no Brasil nas últimas três décadas: se expressa através de uma constante aplicação, em diferentes intensidades e modalidades, das medidas neoliberais, impactando as universidades e, nelas, a capacidade de produzir conhecimento e formação que não sejam voltados aos interesses mercadológicos. Percebeu-se, com os estudos, a confirmação desse cenário hipotético, apontando para o crescimento exponencial do setor universitário privado, junto ao tráfico de modelos e conceitos empresariais para dentro do âmbito público, conformando uma “universidade operacional”. Ademais, operou-se uma constante retirada de verbas para a pesquisa e a formação no ensino superior público brasileiro a partir de 2014/16. Para o desenvolvimento da pesquisa, partimos do referencial teórico-metodológico materialista histórico-dialético em um estudo de caráter bibliográfico, remetendo a autores marxistas clássicos e contemporâneos que elaboraram sobre trabalho, conhecimento, educação, universidade no Brasil e neoliberalismo. |
Abstract: | The research presented here proposed to carry out a study on the impacts of neoliberalism on Brazilian higher education as a space for articulation between knowledge production and human formation. In our analysis, we seek to present the historical-ontological relationship between work, knowledge and education, its materialization in the capitalist way of living, oriented to the self-expanding logic of capital – which is reflected in the bourgeois ideological decadence and in the replacement of the historical split between theory and practice in the "school of reading" and "school of doing", the latter for the subaltern class while the former is aimed at the dominant sectors. We also address the historical development of Brazilian higher education, a country of hyper-late capitalist formation, through a colonial path, which is expressed in the way its university institution is constituted, erected through the initiatives "from above" of the State. In addition, we intend to demonstrate the transformations that have occurred in the sociometabolism in the face of the structural crisis of capital, impacting all dimensions of life, including knowledge. In this sense, we understand "postmodernism" as a fruit (and contribution) of these times. Being a deepening form of ideological decadence, it opens the way to irrationalism and the acceptance (even if by indirect apology) of pseudoscientific explanations by accepting any "truth" as equally valid, promoting the hypercentrality of subjectivity. In view of this, we work on the hypothesis that this general context has gained particularized dimensions in Brazil in the last three decades: it is expressed through a constant application, in different intensities and modalities, of neoliberal measures, impacting universities and, in them, the capacity to produce knowledge and training that are not focused on market interests. The studies confirmed this hypothetical scenario, pointing to the exponential growth of the private university sector, along with the trafficking of business models and concepts into the public sphere, forming a "operacional university". In addition, there was a constant withdrawal of funds for research and training in Brazilian public higher education from 2014/16 onwards. For the development of the research, we started from the historical-dialectical materialist theoretical-methodological framework in a bibliographic study, referring to classic and contemporary Marxist authors who elaborated on work, knowledge, education, university in Brazil and neoliberalism. |
Palavras-chave: | Trabalho Work Conhecimento Knowledge Educação Education Universidade University Neoliberalismo Neoliberalism |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::SOCIOLOGIA DO CONHECIMENTO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO |
Assunto: | Sociologia |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais |
Referência: | ALCANTARA, Elton Luiz da Costa. Construção do conhecimento e ensino superior no Brasil: Um estudo sobre a articulação histórico-ontológica entre trabalho, formação humana e conhecimento e os impactos do neoliberalismo. 2023. 164 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.54. |
Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.54 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41066 |
Data de defesa: | 30-Nov-2023 |
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Ciências Sociais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ConstruçãoConhecimentoEnsino.pdf | Dissertação | 1.25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons