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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41057
Document type: | Dissertação |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Uma proposta de sequência didática para o ensino de radiação solar: Entendimentos e proposições |
Alternate title (s): | Here is a suggested sequence of instructions for solar radiation: Listening and suggestions |
Author: | Mendes, Amanda Cristina |
First Advisor: | Auth, Milton Antônio |
First member of the Committee: | Arantes, Alessandra Riposati |
Second member of the Committee: | Ovigli, Daniel Fernando |
Summary: | A educação brasileira vem passando por diversos momentos de reformulação de documentos norteadores. No caso da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, 1996), do Plano Nacional de Educação (PNE, 2014), das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DCN, 2013). No presente, ainda que a maior parte dos alunos, teoricamente, esteja na idade adequada para o seu respectivo ano escolar e que, de acordo com o PNAD (2016), a taxa de frequência escolar bruta das pessoas de 6 a 14 anos tenha atingido 98,6%, a defasagem escolar série-idade ainda permanece como um obstáculo a ser enfrentado. São considerados em situação de defasagem escolar os alunos que não possuem, no início de cada ano letivo, os anos de estudo compatíveis com a idade. Uma das consequências da defasagem idade-série é o baixo desempenho dos alunos em atraso escolar em relação aos alunos regulares. A partir do exposto, busca-se, com este trabalho, compreender a defasagem da aprendizagem escolar, especialmente a relacionada ao ensino de Ciências da Natureza na Educação Básica. Para isso recorre-se as possibilidades de enfrentar essa defasagem com o desenvolvimento de uma Sequência Didática (SD), com aporte das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). A sequência didática foi desenvolvida com respaldo nos Três Momentos Pedagógicos (TMP), sobre o tema “Radiação solar e implicações na vida humana”, visto as relações interdisciplinares desse conteúdo com as demais disciplinas do currículo básico, a diversidade de informações relacionadas a esta radiação e o desenvolvimento de atividades pautadas em situações reais do dia a dia. Foi possível observar, durante o desenvolvimento dessa SD, que os alunos desenvolveram conceitos científicos, sob a dinâmica dos TMP, e levando em consideração as concepções espontâneas relacionadas aos fenômenos observados no contexto das atividades realizadas, proporcionando-lhes maior protagonismo e autonomia. A abordagem interdisciplinar, juntamente com o uso das TDIC na prática escolar, para a resolução de problemas e disseminação de informações oportunizou aos alunos correlacionar seus conhecimentos sobre determinados assuntos e conteúdos com as dificuldades enfrentadas e as habilidades de aprendizagem que possuíam. Percebe-se que as habilidades atingidas em cada etapa da SD permitiram o alcance de uma aprendizagem cercada de significado. Nesta perspectiva, o produto educacional elaborado/desenvolvido, ou parte dele, serve, portanto, de apoio e sugestão para as aulas que se fundamentem por meio da interdisciplinaridade entre disciplinas das Ciências da Natureza com aporte das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). |
Abstract: | Brazilian education has been going through several moments of reformulation of guiding documents. In the case of the National Education Guidelines and Bases Law (LDB, 1996), the National Education Plan (PNE, 2014), the National Curricular Guidelines for Basic Education (DCN, 2013). At present, even though the majority of students, theoretically, are at the appropriate age for their respective school year and that, according to the PNAD (2016), the gross school attendance rate of people aged 6 to 14 has reached 98.6%, the school grade-age gap still remains an obstacle to be faced. Students who, at the beginning of each school year, do not have years of study compatible with their age are considered to be behind in school. One of the consequences of the age-grade gap is the low performance of students who are behind in school compared to regular students. Based on the above, this work seeks to understand the gap in school learning, especially that related to the teaching of Natural Sciences in Basic Education. To this end, we use the possibilities of addressing this gap with the development of a Didactic Sequence (SD), with input from Digital Information and Communication Technologies (DIT). The didactic sequence was developed with support from the Three Pedagogical Moments (TMP), on the topic “Solar radiation and implications for human life”, given the interdisciplinary relationships of this content with the other subjects of the basic curriculum, the diversity of information related to this radiation and the development of activities based on real everyday situations. It was possible to observe, during the development of this SD, that the students developed scientific concepts, under the dynamics of the TMP, and taking into account the spontaneous conceptions related to the phenomena observed in the context of the activities carried out, providing them with greater protagonist and autonomy. The interdisciplinary approach, together with the use of TDIC in school practice, to solve problems and disseminate information, gave students the opportunity to correlate their knowledge on certain subjects and content with the difficulties they faced and the learning skills they possessed. It is clear that the skills achieved in each stage of DS allowed the achievement of learning surrounded by meaning. From this perspective, the educational product created/developed, or part of it, therefore serves as support and suggestion for classes that are based on interdisciplinarity between Natural Sciences disciplines with input from Digital Information and Communication Technologies (TDIC). |
Keywords: | Defasagem idade-série Age-grade gap Interdisciplinaridade Interdisciplinarity Radiação Solar Solar radiation Três Momentos Pedagógicos (TMP) Three Pedagogical Moments (3MP) Ensino de Ciências da Natureza Teaching of Natural Sciences Investigação Investigation |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Subject: | Ciência - Estudo e ensino |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Program: | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
Quote: | MENDES, Amanda Cristina. Uma proposta de sequência didática para o ensino da radiação solar: Entendimentos e proposições. 2023. 144 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.552 |
Document identifier: | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.552 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41057 |
Date of defense: | 31-Jul-2023 |
Sustainable Development Goals SDGs: | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
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