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ORCID:  http://orcid.org/0009-0006-0871-2020
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Panorama dos cursos de relações internacionais no Brasil e o ensino à distância
Título(s) alternativo(s): Overview of international relations courses in Brazil and distance learning
Autor(es): Ramos, Lucas de Moraes
Primeiro orientador: Ferreira, Marrielle Maia Alves
Primeiro membro da banca: Gomes, Áureo de Toledo
Segundo membro da banca: Tchinhama, Laurindo Paulo Ribeiro
Resumo: A educação superior em Relações Internacionais (RI) no Brasil se iniciou formalmente no ano de 1974, desde então, o curso ganhou mais espaço no cenário do ensino superior brasileiro, hoje estando presente em 168 instituições de ensino superior. A história do curso de RI e um panorama do curso foram descritos no trabalho de Maia (2020). No entanto, a oferta de cursos de graduação em Relações Internacionais passou por transformações significativas em tempos recentes. Em primeiro lugar em razão da necessidade de adequação dos currículos frente a aprovação das Diretrizes Curriculares Nacionais em 2017, mas especialmente em razão da expansão da educação à distância. Este artigo busca apresentar o resultado de pesquisa que identifica, descreve e analisa essas transformações. Para tanto foi estruturada uma base de dados a partir das informações obtidas na plataforma EMEC do Ministério da Educação. Os dados obtidos foram complementados com análises e informações obtidas nos sítios das Instituições de Ensino que oferecem o curso de Relações Internacionais e em fontes secundárias de pesquisas realizadas sobre o ensino de graduação em Relações Internacionais no Brasil. Conclui-se sobre a necessidade de análises sobre os impactos da educação à distância para a formação em RI no país.
Abstract: The first International Relations (IR) higher education course in Brazil started its operation in 1974, since then, the course has gained more space in the higher education landscape, and today it is present in 168 higher education institutions. The history of the course and the general view on the course’s landscape was described in detail by Maia (2020). However, the supply of International Relations courses has been through significant transformations in recent years. One of the reasons was the necessity of compliance of curricula after the enaction of the National Curricular Guidelines in 2017, the main reason for the transformations, however, was the expansion of distance learning courses in recent years. For that end, a database was structured from the information gathered in the EMEC platform, from the Ministry of Education. The data obtained was used in conjunction with data gathered from the official sources of different courses in as well as secondary sources of research that detail the instruction of IR in Brazil. The conclusion calls for the necessity of detailed analyses on the impact of distance learning on the higher education of IR in the country.
Palavras-chave: Relações Internacionais
International relations
Educação à distância
Distance learning
Ensino superior
Higher education
Curso
Course
Área(s) do CNPq: CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: RAMOS, Lucas de Moraes. Panorama dos cursos de relações internacionais no Brasil e o ensino à distância. 2023. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41023
Data de defesa: 22-Nov-2023
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