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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41018
ORCID: | http://orcid.org/0009-0005-8979-8892 |
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto Attribution-NoDerivs 3.0 United States |
Título: | Educação Infantil: dimensões éticas e legais à luz de Kant e Condorcet |
Título(s) alternativo(s): | Childhooh Education: ethic and legal dimensions by Kant and Condorcet |
Autor(es): | Santos, Adriana Nunes |
Primeiro orientador: | Danelon, Márcio |
Primeiro membro da banca: | Quillici Neto, Armindo |
Segundo membro da banca: | Lima, Sílvia Cristina Fernandes |
Resumo: | A dissertação “Educação infantil: dimensões éticas e legais à luz de Kant e Condorcet” está vinculada ao projeto de pesquisa do professor orientador Dr. Márcio Danelon “Antropologia e educação: uma análise das articulações entre subjetividade e educação a partir da fenomenologia existencial”, desenvolvido na linha de pesquisa em História e Historiografia da Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. O tema deste estudo está relacionado a dimensão ética presente nos documentos oficiais posteriores à promulgação da Constituição Federal de 1988, tendo como pressupostos teóricos os filósofos iluministas: Immanuel Kant (1724-1804) e Marquês de Condorcet (1743- 1794), bem como as possíveis implicações para formação ética e moral em crianças que cursam a Educação Infantil. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar os documentos oficiais e as bases teóricas do campo filosófico que contribuíram historicamente para construção da identidade da criança, quanto à formação ética e moral do sujeito na Educação Infantil. Ademais, investigou-se as contribuições da Filosofia para a formação da cidadania dos educandos fundamentado na ética kantiana, nos estudos do filósofo Marquês de Condorcet. Para atingir tal finalidade, realizou-se um levantamento bibliográfico de dissertações e teses da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e recorreu-se à pesquisa documental para investigar a dimensão ética na Constituição Federal de 1998, na Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional 9.394/96, nos Parâmetros Curriculares Nacionais, no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e no Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. Por meio de breve análise histórica acerca dos ideais modernos de instrução pública, percebemos a influência de ideais iluministas, da Revolução Francesa (1789), bem como das propostas dos filósofos Kant e Condorcet quanto ao processo de implementação e consolidação do sistema público de ensino em nosso país que visa formar cidadãos a luz da ciência e da razão, um ensino laico, universal e gratuito. Princípios firmados em nossa Carta Magna, na Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional 9.394/96 e demais documentos oficiais analisados. Nos quais identificamos aspectos congruentes aos ideais iluministas, bem como inspiração e consonância com os princípios propostos pelos teóricos Kant e Condorcet. Assim, destacamos a necessidade de refletir acerca do ensino da ética e da moral nas instituições escolares desde a mais tenra idade. Uma educação que visa a formação de crianças aptas a se tornarem cidadãos éticos, autônomos, conhecedores de seus direitos e deveres, ativos moralmente em suas realidades. |
Abstract: | The paper “Childhood education: ethic and legal dimensions by Kant and Condorcet” is linked to a search project “Anthropology and education: an analysis of the articulation between subjectivity and education from existence phenomenology” written by master´s advisor professor Dr. Márcio Danelon, it was develop on the line of search in History and Education Historiography of graduate program in Education at the university called Universidade Federal de Uberlândia (UFU). The study theme is related to the ethic dimension present on the official documents published after the federal constitution enactment from 1988, the theorical assumptions were the illuminist philosophers: Immanuel Kant (1724- 1804) and Marquis of Condorcet (1743-1794), as well the possible causes of ethic and moral children development in childhood education. The general goal of this search was to analyze the official documents and the theoretical basis in philosophical field who have historical contribution for to build the child identity, related to the ethic and moral personal development of childhood education. In addition, the philosophy contributions for the students citzenship development was investigated, based on the Kant´s ethic and based on the philosopher Condorcet Marquis studies. To reach the purpose, a dissertation bibliography and thesis search were done in the Brazilian digital library of Thesis and dissertations, the search of documents to investigate the ethical dimension in Federal Constitution of 1988, on the Line of directions and basis law of brazilian education 9.394/96, on the standard national curriculum, added the referencial national curriculum for childhood education and the report to UNESCO from international committee about Education for the XXI century. By means of a brief historical analysis about modern ideals of public instruction, we realized the ideals iluminists influence of French Revolution (1789), as well purposes of Kant and Condorcet philosofers related to the implementation process and improvement of public teaching system in our country whose goal is to develop citzens in the way of science and reason, a secular teaching, universal and free that are established principles in our constitution. After the official documents analysis the conclusion was that the national standard curriculum is according to the illuminists ideas, as well inspiration and consonance with the principles purposed by the illuminists philosophers Kant and Condorcet. In conclusion, it is necessary to say about the importance of the reflection about ethic and moral teachings in the school since the childhood. An education whose goal is to develop children that can be ethical citzens, independents people, that know their rights and duties to be morally active people in their realities. |
Palavras-chave: | Ética Educação Infantil Filosofia Imannuel Kant Condorcet Ethic Childhood education Philosophy Imannuel Kant Condorcet |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Referência: | SANTOS, Adriana Nunes. Educação Infantil: dimensões éticas e legais à luz de Kant e Condorcet. 2023. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.6017 |
Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.6017 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41018 |
Data de defesa: | 28-Ago-2023 |
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Educação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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EducaçãoInfantilDimensões.pdf | SANTOS, Adriana Nunes. Educação Infantil: dimensões éticas e legais à luz de Kant e Condorcet. 2023. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.6017 | 2.17 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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