Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41015
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorAlmeida, Francisco da Silva-
dc.date.accessioned2024-01-22T13:35:59Z-
dc.date.available2024-01-22T13:35:59Z-
dc.date.issued2023-03-22-
dc.identifier.citationALMEIDA, Francisco da Silva. As representações da arte por via do teatro em sala de aula: a educação como um ato político. 2022. 116 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.6018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41015-
dc.description.abstractThis research is an analysis, in addition to a survey of how theatrical and pedagogical actions developed at the Elon Machado Moita State School, in the municipality of Lagoa Alegre/PI, can contribute to improving the process of emancipation of students and, consequently, produce better academic performance . The main objective of this analysis is to verify whether, using theatrical techniques and methods, it is possible to create emancipated, free students with a sense of equality in intelligence. The research proposal is based on the use of theater as a teaching resource, with the aim of stimulating student autonomy and improving learning. The research question is: is it possible to develop strategies capable of fostering student autonomy with theater? During the writing of the dissertation there is a critical and more detailed look at the teaching practices of the arts teacher, in addition to questioning methodologies and action strategies. In the experiences analyzed, it is possible to approach Paulo Freire's conceptions, in order to create conditions for education to be liberating instead of oppressive. The methodological choice for this study was action research with a descriptive character along the lines of a researcher-participant. Throughout the entire practical research process, various data were generated that served as sources for analysis: photos, videos, logbooks, statements, interviews and protocols (records in text or drawing form). From this, it became clear that theater is a very powerful tool in transforming schools and building free subjects committed to social and political issues. However, the school still fails to use the body as a mechanism for transmitting ideas, which is a problem we encountered, which could open horizons for other studies. The theoretical contribution of the research was delimited after a bibliographical survey of the following authors: Bertolt Brecht, seeing in theater a possibility of sharpening the critical sense of individuals; Jaques Rancière, when presenting politics as a collective process that guarantees the autonomy of speech; Augusto Boal, through his creative actions that aim for political action capable of transforming society.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPedagogia do Teatropt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEmancipaçãopt_BR
dc.subjectPolíticapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectTheater Pedagogypt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectEmancipationpt_BR
dc.subjectPoliticspt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.titleAs representações da arte por via do teatro em sala de aula: a educação como um ato políticopt_BR
dc.title.alternativeRepresentations of art through theater in the classroom: education as a political actpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Rosimeire Gonçalves dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5007401696762612pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, José Mauro Barbosa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2732389443384455pt_BR
dc.contributor.referee2Santana, Arão Nogueira Paranaguá de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8443432670512731pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0267208327190814pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa é uma análise, além de um levantamento de como ações teatrais e pedagógicas desenvolvidas na Escola Estadual Elon Machado Moita, no município de Lagoa Alegre/PI, podem contribuir para melhorar o processo de emancipação dos alunos e, conseqüentemente, produzir melhor rendimento escolar. O principal objetivo dessa análise é verificar se a partir de técnicas e métodos teatrais é possível construir alunos emancipados, livres e com noção de igualdade nas inteligências. A proposta da pesquisa pauta-se na utilização do teatro como recurso didático, com a finalidade de estimulação da autonomia do aluno e melhoria na aprendizagem. A questão problema da pesquisa é: com o teatro é possível desenvolver estratégias capazes de fomentar a autonomia dos alunos? Durante a escrita da dissertação há um olhar crítico e mais detalhado sobre as práticas docentes do professor de artes, além de questionar metodologias e estratégias de ação. Nas experiências analisadas é possível abordar as concepções de Paulo Freire, a fim de criar condições para que a educação seja libertadora ao invés de opressora. A escolha metodológica para este estudo foi uma pesquisa-ação com caráter descritivo nos moldes de um pesquisador- participante. Ao longo de todo o processo de pesquisa prática foram gerados diversos dados que serviram como fontes para análise: fotos, vídeos, diário de bordo, depoimentos, entrevistas e protocolos (registro em forma de texto ou desenho). A partir disso, ficou evidente que o teatro é uma ferramenta muito potente na transformação da escola e na construção de sujeitos livres e comprometidos com questões sociais e políticas. Porém, a escola ainda se omite em usar o corpo como mecanismo de transmissão de ideias, sendo esse um problema que encontramos, o que poderá abrir horizontes para outros estudos. O aporte teórico da pesquisa ficou delimitado após um levantamento bibliográfico dos seguintes autores: Bertolt Brecht, ao enxergar no teatro uma possibilidade de aguçar o senso crítico dos indivíduos; Jaques Rancière, ao apresentar a política como um processo coletivo que garante a autonomia da fala; Augusto Boal, através de sua atuação criadora que objetiva uma ação política capaz de transformar a sociedade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration116pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.6018pt_BR
dc.crossref.doibatchida79fa8aa-3f5d-4bc8-b97c-f52244ea3285-
dc.subject.autorizadoArtespt_BR
dc.subject.autorizadoTeatropt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Artes Cênicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
RepresentaçõesArteTeatro.pdfDissertação4.66 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.