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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/40997
Tipo do documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Corpo político: variações em torno do corpo e de Amora, de Natália Borges Polesso |
Título(s) alternativo(s): | Political body: variations around the body and Amora, by Natália Borges Polesso |
Autor(es): | Lima, Lucélia de |
Primeiro orientador: | Camargo, Fábio Figueiredo |
Primeiro membro da banca: | Jardim, Alex Fabiano Correia |
Segundo membro da banca: | Denubila, Rodrigo Valverde |
Resumo: | O espaço público, lugar onde vivemos, precisa ser visto como possível para habitação, moradia, participação na vida social de todos que nele se encontram. Contudo, esse espaço é habitado de forma distinta pelos diferentes corpos com múltiplas possibilidades de manifestação de desejo. Se alguns têm o privilégio da participação social, política, e até da habitação, outros permanecem nesse espaço na condição de indesejados, de corpos que sobram, vistos como o lixo que deve ser descartado, como o corpo lésbico, objeto de reflexão deste trabalho. Isso faz deste espaço um lugar de luta, de produção política pela existência, de negaceação, tanto pelo direito à sobrevivência, como pelo direito à participação. Esta tese tem como objetivo tecer algumas variações em torno da corporeidade (seja a humana, seja a obra literária), focalizando as tecnologias responsáveis por fixar a corporeidade no modelo patriarcal e, consequentemente, expulsar toda forma que lhe contraria. Por isso, fez-se importante puxar algumas linhas de compreensão das culturas greco-romana e judaico-cristã responsáveis por instituir uma docilidade, uma disciplina nos corpos em grande medida, bem como sobre o resgate de conceitos cooptados pela burguesia, a saber, espaço público e democracia, a fim de resgatá-los desse domínio e estendê-los a todos os que ocupam o espaço comum. A obra literária, em específico aquela trabalhada aqui – Amora, de Natalia Borges Polesso (2020), cujas personagens são lésbicas – entra nesse espaço comum na condição de Máquina de Guerra, literatura menor, cujo movimento é o de produzir fissuras nesse sistema redutor da corporeidade, possibilitando deixar fluir a potência que lhe é imanente e os devires. |
Abstract: | The public space - the place where we live - needs to be seen as a possible space for occupation, living and participation in the social life of all of those that are in there. However, this space is occupied in distinct ways by different bodies with multiple possibilities of a manifestation of desire. If some of these bodies have the privilege of the social and political participation - even living -, there are others that dwell in a space in the condition of undesirable, of the bodies left behind, seen as the trash that must be discarded, for example, the lesbian, which is the main object of reflection of this text. This movement of reflection makes the social space a place of conflict, of the production of a politics for the existence, of a fight with feinting, a fight for the right to survive as much as for the right to be heard. This thesis has an objective to weave some variations around the concept of corporeity (either of the human being or of the literary work) focusing on the technologies responsible to fixate corporeity in a patriarchal model and, as a consequence, to expel from its idea every other form contrary to it. With this in mind, it is important to review some concepts of the Greco-Roman and the Judeo-Christian culture in regard of their responsibility to install a docility, a large scale discipline of the, as much as we need to articulate the concepts co-opted by the bourgeoisie, like public space and democracy, with the objective to remove these ideas from that dominion and extend them to all those that occupy the public space. The literary work analyzed here is the book Amora by Natalia Borges Polesso (2020), in which the characters are lesbians. This book is introduced in the public space as a war machine, as a minor literature, whose movement is to produce cracks in this system that reduces corporeity, a book that let the bodies flow to their immanent potency, to let them open themselves to their possibilities of becoming. |
Palavras-chave: | Literatura menor Patriarcalismo Corpo político Literatura lésbica Natalia Borges Polesso Minor literature Patriarchy Lesbian Literature Natalia Borges Polesso Political |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA |
Assunto: | Literatura Polesso, Natalia Borges, 1981- - Crítica e interpretação Escritos de lésbicas brasileiras Literatura brasileira |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Estudos Literários |
Referência: | LIMA, Lucélia de. Corpo político: variações em torno do corpo e de Amora, de Natalia Borges Polesso. 2022. 166 f. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2022.289. |
Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.te.2022.289 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/40997 |
Data de defesa: | 3-Jun-2022 |
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): | ODS::ODS 5. Igualdade de gênero - Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. |
Aparece nas coleções: | TESE - Estudos Literários |
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