Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/40986
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Embargado
Embargo Date: 2025-12-08
Title: Associação de fungos micorrízicos arbusculares e silício amenizam estresse hídrico na produtividade da soja
Alternate title (s): Association of arbuscular mycorrhizal fungi and silicon alleviate water stress on soybean productivity
Author: Bortonio, Marcus Vinícius de Mattos
First Advisor: Marques, Douglas José
First member of the Committee: Fraga Junior, Eusimio Felisbino
Second member of the Committee: Fernandes, Marco Iony dos Santos
Summary: A agricultura enfrenta diversos desafios, sendo o estresse hídrico um dos maiores gargalos para se produzir. Neste contexto, a soja é um dos principais produtos agrícolas da produção brasileira. O Brasil, por se tratar de um país tropical, enfrenta fatores abióticos como as secas e as altas temperaturas. Frente a esta problemática, é necessário que se encontre soluções para assegurar a produção agrícola e a segurança alimentar. A hipótese desta pesquisa é que os efeitos da associação de silício e fungos micorrízicos arbusculares (FMA) em plantas de soja possam mitigar os efeitos ocasionados pelo estresse hídrico. Sendo assim, o objetivo do trabalho é estudar alternativas para amenizar os efeitos da seca em diferentes níveis, associando Si e FMA e analisando parâmetros fisiológicos, produtividade e metabolismo. Dessa forma, o trabalho foi realizado em estufa, na localidade de Monte Carmelo-MG, pertencente ao bioma Cerrado. Os tratamentos realizados foram com silício e fungos micorrizicos arbusculares, em presença e ausência, e com diferentes lâminas de irrigação por gotejamento. Os parâmetros avaliados foram volume de raiz, índice de área foliar, eficiência no uso da água e produtividade. Concluiu-se com a pesquisa que houve efeito do aumento da água na produtividade da soja independente da presença e ausência de FMA e Si. Nas menores reposições de água 40 e 70% incrementaram na produtividade da soja na presença da associação de Si e FMA, aumentando a eficiência no uso da água.
Keywords: Lâminas de irrigação
Irrigation blades
Estresse hídrico
Hydrical stress
Eficiência do uso da água
Water use efficiency
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: BORTONIO, Marcus Vinícius de Mattos. Associação de fungos micorrízicos arbusculares e silício amenizam estresse hídrico na produtividade da soja. 2023. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) – Universidade Federal de Uberlândia, Monte Carmelo, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/40986
Date of defense: 8-Dec-2023
Appears in Collections:TCC - Agronomia (Monte Carmelo)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AssociaçãoFungosMicorrízicos.pdf
  Until 2025-12-08
TCC496.3 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons