Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/40970
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorÁvila, Víctor Assunção-
dc.date.accessioned2024-01-12T17:49:01Z-
dc.date.available2024-01-12T17:49:01Z-
dc.date.issued2023-11-21-
dc.identifier.citationÁVILA, Víctor Assunção. Classificando perguntas sobre produtos do comércio eletrônico quanto à característica usando algoritmos de inteligência artificial. 2023. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecatrônica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/40970-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectResolução de dúvidaspt_BR
dc.subjectComércio eletrônicopt_BR
dc.subjectClassificação de textopt_BR
dc.subjectTransformadorespt_BR
dc.titleClassificando perguntas sobre produtos do comércio eletrônico quanto à característica usando algoritmos de inteligência artificialpt_BR
dc.title.alternativeClassifying questions about the characteristics of e-commerce products using artificial intelligence algorithmspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Paiva, Elaine Ribeiro de Faria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8238524390290386pt_BR
dc.contributor.referee1Nascimento, Marcelo Zanchetta do-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5800175874658088pt_BR
dc.contributor.referee2Caus, Rodrigo Oliveira-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoOs marketplaces são shoppings virtuais que reúnem ofertas de produtos e serviços de diferentes vendedores. Dentre essas plataformas, o Mercado Livre se destaca pelo seu alto número de vendas no Brasil. Nos últimos anos, os brasileiros passaram a fazer cada vez mais compras on-line e com isso a quantidade de perguntas acerca dos produtos aumentou em larga escala, dificultando a operação dos lojistas nos marketplaces. Este trabalho visa apresentar um método de classificação de texto por meio de inteligência artificial para responder as perguntas dos clientes de lojistas do Mercado Livre de forma automatizada. Para isso, dados provenientes do Mercado Livre foram coletados, rotulados, pré-processados e usados para treinar diferentes transformadores, modelos de inteligência artificial de aprendizado profundo que podem ser usados para classificar textos. A partir dos resultados, notou-se que os modelos treinados são capazes de classificar corretamente a maioria das perguntas quanto ao atributo de produto a que elas se referem e, com isso, responder a dúvida do cliente. Também foi possível perceber que o procedimento de aglutinação de classes melhorou consideravelmente o desempenho dos modelos treinados, pois diminuiu a incidência de situações em que perguntas poderiam ser classificadas em mais de um atributo ao mesmo tempo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Mecatrônicapt_BR
dc.sizeorduration88pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAOpt_BR
dc.orcid.putcode150605049-
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Mecatrônica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ClassificandoPerguntasSobre.pdfTCC13.95 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.