Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/40949
ORCID: | http://orcid.org/0009-0003-7440-4024 |
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Educação estatística: uma investigação com estudantes do Ensino Médio apoiada no Dollar Street |
Autor: | Moreira, Ana Cláudia Gonçalves |
Primer orientador: | Souza, Leandro de Oliveira |
Primer miembro de la banca: | Boiago, Carlos Eduardo Petronilho |
Segundo miembro de la banca: | Pires, Rogério Fernando |
Resumen: | Pesquisas na área de Educação Matemática revelam que poucos estudantes possuem um contato direto com a realização de investigações estatísticas, que possibilitam o desenvolvimento de habilidades de análise, argumentação e discussão de dados reais de diversas situações do seu convívio social, tais habilidades estão relacionadas com o Letramento Estatístico. O Letramento Estatístico é importante para que alunos desenvolvam a capacidade de argumentar embasados teoricamente e em dados sobre situações vivenciadas em seu cotidiano. Essa pesquisa teve como objetivo investigar como uso de recursos tecnológicos podem contribuir para o Letramento Estatístico dos estudantes da Educação Básica. Nesse sentido, a pergunta que orientou nossa investigação foi: "Como tarefa de coleta de dados no Dollar Street, ferramenta disponível no site Gapminder, pode contribuir para o Letramento Estatístico?" Para conduzir essa investigação optamos pela observação participante. Nossa pesquisa envolveu a participação de três estudantes do ensino médio que foram envolvidos em um projeto de Iniciação Científica Júnior realizado na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O processo foi dividido em quatro etapas: a primeira foi para entender o que os alunos conheciam sobre os tipos de dados e apresentar o Dollar Street para eles; a segunda etapa envolveu a navegação exploratória dos participantes no site; e a terceira etapa consistiu em instruí-los a buscar informações sobre tema; na quarta e última etapa os participantes elaboraram notícias, organizando as informações coletadas. Observamos que a exploração de dados em imagens fotográficas, como os oferecidos pelo Dollar Street permitiu que os alunos adquirissem uma compreensão mais rica e contextualizada das questões sociais. |
Abstract: | Research in the area of Mathematics Education reveals that few students have direct contact with statistical investigations, which enable them to develop skills in analyzing, arguing and discussing real data from various situations in their social life. These skills are associated with Statistical Literacy. Statistical literacy is important for students to develop the ability to argue based on theory and data about situations experienced in their daily lives. This research aimed to investigate how the use of technological resources can contribute to the statistical literacy of students in Basic Education. In this sense, the question that guided our investigation was: "How can a data collection task on the Dollar Street, tool available on the Gapminder website, contribute to Statistical Literacy?" For this investigation, we opted for participant observation. Our research involved the participation of three high school students who were involved in a Junior Scientific Initiation project by the Federal University of Uberlândia (UFU). The process was divided into four stages: the first was to understand what the students knew about the types of data and introduce them to the Dollar Street ; the second stage involved the participants' exploratory browsing of the website; the third stage instructed them to search for information on the topic; in the fourth and final stage, the participants produced news stories, organizing the information they had collected. We observed that the exploration of data in photographic images, such as those offered by Dollar Street, allowed the students to acquire a richer and more contextualized understanding of social issues. |
Palabras clave: | Letramento Estatística Dollar Street |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | MOREIRA, Ana Cláudia Gonçalves. Educação estatística: uma investigação com estudantes do Ensino Médio apoiada no Dollar Street. 2023. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/40949 |
Fecha de defensa: | 1-dic-2023 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática (Ituiutaba / Pontal) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
EducaçãoEstatísticaUma.pdf | 1.47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.