Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/40949
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMoreira, Ana Cláudia Gonçalves-
dc.date.accessioned2024-01-10T14:19:10Z-
dc.date.available2024-01-10T14:19:10Z-
dc.date.issued2023-12-01-
dc.identifier.citationMOREIRA, Ana Cláudia Gonçalves. Educação estatística: uma investigação com estudantes do Ensino Médio apoiada no Dollar Street. 2023. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/40949-
dc.description.abstractResearch in the area of Mathematics Education reveals that few students have direct contact with statistical investigations, which enable them to develop skills in analyzing, arguing and discussing real data from various situations in their social life. These skills are associated with Statistical Literacy. Statistical literacy is important for students to develop the ability to argue based on theory and data about situations experienced in their daily lives. This research aimed to investigate how the use of technological resources can contribute to the statistical literacy of students in Basic Education. In this sense, the question that guided our investigation was: "How can a data collection task on the Dollar Street, tool available on the Gapminder website, contribute to Statistical Literacy?" For this investigation, we opted for participant observation. Our research involved the participation of three high school students who were involved in a Junior Scientific Initiation project by the Federal University of Uberlândia (UFU). The process was divided into four stages: the first was to understand what the students knew about the types of data and introduce them to the Dollar Street ; the second stage involved the participants' exploratory browsing of the website; the third stage instructed them to search for information on the topic; in the fourth and final stage, the participants produced news stories, organizing the information they had collected. We observed that the exploration of data in photographic images, such as those offered by Dollar Street, allowed the students to acquire a richer and more contextualized understanding of social issues.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectEstatísticapt_BR
dc.subjectDollar Streetpt_BR
dc.titleEducação estatística: uma investigação com estudantes do Ensino Médio apoiada no Dollar Streetpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Leandro de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5133010305349485pt_BR
dc.contributor.referee1Boiago, Carlos Eduardo Petronilho-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0435820906050006pt_BR
dc.contributor.referee2Pires, Rogério Fernando-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2795801064535157pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3327433676192642pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoPesquisas na área de Educação Matemática revelam que poucos estudantes possuem um contato direto com a realização de investigações estatísticas, que possibilitam o desenvolvimento de habilidades de análise, argumentação e discussão de dados reais de diversas situações do seu convívio social, tais habilidades estão relacionadas com o Letramento Estatístico. O Letramento Estatístico é importante para que alunos desenvolvam a capacidade de argumentar embasados teoricamente e em dados sobre situações vivenciadas em seu cotidiano. Essa pesquisa teve como objetivo investigar como uso de recursos tecnológicos podem contribuir para o Letramento Estatístico dos estudantes da Educação Básica. Nesse sentido, a pergunta que orientou nossa investigação foi: "Como tarefa de coleta de dados no Dollar Street, ferramenta disponível no site Gapminder, pode contribuir para o Letramento Estatístico?" Para conduzir essa investigação optamos pela observação participante. Nossa pesquisa envolveu a participação de três estudantes do ensino médio que foram envolvidos em um projeto de Iniciação Científica Júnior realizado na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O processo foi dividido em quatro etapas: a primeira foi para entender o que os alunos conheciam sobre os tipos de dados e apresentar o Dollar Street para eles; a segunda etapa envolveu a navegação exploratória dos participantes no site; e a terceira etapa consistiu em instruí-los a buscar informações sobre tema; na quarta e última etapa os participantes elaboraram notícias, organizando as informações coletadas. Observamos que a exploração de dados em imagens fotográficas, como os oferecidos pelo Dollar Street permitiu que os alunos adquirissem uma compreensão mais rica e contextualizada das questões sociais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseMatemáticapt_BR
dc.sizeorduration46pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.orcid.putcode150439475-
Appears in Collections:TCC - Matemática (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EducaçãoEstatísticaUma.pdf1.47 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.