Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/40545
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: "Período de molhamento foliar para ocorrência de ferrugem asiática (phakopsora pachyrhizi) em dois cultivares de soja (glycine max)"
Autor: Melo Júnior, Heliomar Baleeiro de
Primer orientador: Fernandes, Jonas Jagër
Resumen: "Para determinar o menor tempo de molhamento foliar, para ocorrência de ferrugem asiática (Phakopsora pachyrhizi) em cultivares de soja (Glycine max), instalou-se na casa de vegetação do campus umuarama da Universidade Federal de Uberlândia um experimento testando dois cultivares (Conquista e MSOY 8008 RR) em nove tempos de molhamento foliar (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 12, 24 horas). O experimento foi instalado em 12 de março de 2009, em vasos plásticos contendo substrato agrícola (Plantimax)®, vermiculita expandida, húmus de minhoca, areia lavada, e solo, na proporção de 1:1:1:2:4, respectivamente. O primeiro trifólio das plantas de soja em estádio vegetativo V2 foram inoculados com solução de esporos de Phakopsora pachyrhizi, e após dez dias coletou-se os folíolos centrais de tais trifólios, os quais foram avaliados quanto a severidade (%), número de lesões necróticas.cm-2 e número de pústulas.cm-2. A severidade (%) foi estimada pela escala diagramática de Godoy et al. (2006), enquanto que o número de lesões necróticas.cm-2 e número de pústulas.cm-2 foram estimados com o auxílio de um microscópio esterisóscopico no Laboratório de Virologia Vegetal (LAVIV). Os resultados obtidos indicaram que o aumento no tempo de molhamento foliar propiciou acréscimos na severidade (%), número de lesões necróticas.cm-2 e número de pústulas.cm-2 em ambos cultivares, demonstrando assim a susceptibilidade à Phakopsora pachyrhizi. O cultivar MSOY 8008 RR demonstrou uma maior velocidade de ocorrência da doença. Com 12 e 24 horas de molhamento foliar o cultivar MSOY 8008 RR, mostrou valores superiores de severidade (%), número de lesões necróticas.cm-2 e número de pústulas.cm-2, se comparado ao cultivar Conquista. Isto também ocorreu com 6 horas de molhamento foliar, porem, apenas para a cultivar Conquista, onde para o tempo de 6 horas de molhamento foliar o número de pústulas.cm-2 foi estatísticamente superior ao de todos os periodos de molhamento foliar menores do que 6 horas."
Palabras clave: Soja
Ferrugem asiática
Molhamento foliar
Lesões
Severidade e pústulas
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Idioma: por
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: MELO JÚNIOR, Heliomar Baleeiro de. "Período de molhamento foliar para ocorrência de ferrugem asiática (phakopsora pachyrhizi) em dois cultivares de soja (glycine max)". 2009. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/40545
Fecha de defensa: 2009
Aparece en las colecciones:TCC - Agronomia (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
PeríodoMolhamentoFoliar.pdf164.28 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.