Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/40541
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: "Eficácia dos inseticidas imidacloprido e tiodicarbe em mistura de pronto uso em tratamento de sementes no controle de elasmopalpus lignosellus (zeller, 1848) na cultura da soja"
Autor(es): Lemos, Diego Araújo
Primeiro orientador: Lucas, Mauro Batista
Resumo: Devida a importância da soja na economia mundial e, principalmente, brasileira torna-se necessário a obtenção de altos índices de produtividade, quando, então os aspectos fitotécnicos e fitossanitários se revestem de singular importância. Dentre os aspectos fitossanitários a doença ferrugem asiática e as lagartas desfolhadoras bem como os percevejos fitófogos e as pragas de solo se destacam como os principais insetos pragas. Porém, com o advento do plantio direto, outros insetos tornaram-se importantes para o complexo de pragas nesta cultura, exigindo de pesquisa e desenvolvimento de novas moléculas eficazes no seu controle. Neste contexto conduziu-se na Fazenda Experimental Capim Branco, de propriedade da Universidade Federal de Uberlândia um experimento, objetivando avaliar a eficácia de diferentes doses dos inseticidas imidacloprido e tiodicarbe em mistura de pronto uso (CropStar) em tratamento de sementes de soja, visando controle de lagartas de Elasmopalpus lignosellus (Zeller, 1848) (Lepidoptera: Pyralidae) e de seus possíveis efeitos deletérios às sementes, ou mesmo fitotônico ou de fitotoxidade as plântulas. O experimento foi instalado sob delineamento de blocos ao acaso com seis tratamentos submetidos a quatro repetições. Sementes de soja da cultivar M-SOY 8001, foram tratadas com os inseticidas imidacloprido e tiodicarbe nas respectivas doses de (60+180g); (75+225g); (90+270g); (105+315g) e tiametoxam (70g) para 100 kg de sementes, tendo o tratamento testemunha (sementes brancas) para comparação do resultados de praticabilidade agronômica. Dos resultados obtidos concluiu-se que os inseticidas imidacloprido e tiodicarbe quando trabalhados nas respectivas doses de (75+225g); (90+270g); (105+315g) para 100 kg de sementes confere eficácia acima de 80% no controle de lagarta elasmo na cultura da soja, configurando-se com mesmo comportamento biológico e estatístico em relação ao inseticida tiametoxam (70g) até aos 28 dias após semeadura, sem manifestar problemas deletérios as sementes, nem mesmo efeitos fitotônicos e de fitotoxidade, quando comparado ao tratamento testemunha.
Palavras-chave: Praga inicial
Fitotônico
Fitotoxidade
Deletérios
Moléculas
Produtividade
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Idioma: por
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: LEMOS, Diego Araújo . "Eficácia dos inseticidas imidacloprido e tiodicarbe em mistura de pronto uso em tratamento de sementes no controle de elasmopalpus lignosellus (zeller, 1848) na cultura da soja". 2024. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/40541
Data de defesa: 2009
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EficáciaInseticidasImidacloprido.pdf129.86 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.