Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/40474
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Despolpamento e uso de reguladores de crescimento na emergência de plântulas de pouteria torta (guapeva) e pouteria ramiflora (curriola)
Author: Ferreira, Erika Rocha
First Advisor: Santana, Denise Garcia de
First member of the Committee: Calábria, Ioná Paula
Second member of the Committee: Lima, Júlia Araujo
Summary: Apesar da importância regional dos frutos de Pouteria torta e Pouteria ramiflora pouco se conhece dos aspectos relativos à germinação de suas sementes. Devido à dificuldade de preservar a viabilidade e o vigor de sementes das espécies florestais. Objetivou-se com esse trabalho avaliar a capacidade de emergência de plântulas de Pouteria torta e Pouteria ramiflora a partir de frutos inteiros, despolpados e embebidos em reguladores de crescimento. Os tratamentos usados para Pouteria torta foram sementes despolpadas; sementes embebidas em água por 24 horas, sementes embebidas por 24 h em KNO3 a 0,2%; sementes embebidas por 24 h em ácido giberélico a 1, 10 e 100 µg L-1. Em Pouteria ramiflora foram feitos os mesmos tratamentos, exceto com ácido giberélico a 1 µg L-1 que foi omitido, aos dados foi aplicada a análise de variância seguida do teste de Tukey para comparações múltiplas. O processo de emergência de plântulas de Pouteria torta foi lento, iniciando cerca de 30 dias após semeadura, com término em torno de 90 dias sendo que a lavagem ou o uso de reguladores de crescimento não afetaram a capacidade de emergência das plântulas, além de aumentarem o tempo de emergência em relação à testemunha. Em Pouteria ramiflora a germinação também foi lenta, iniciando cerca de 30 dias após semeadura, prolongando-se por até 120 dias sendo que a lavagem e os reguladores de crescimento aumentaram a capacidade de emergência das plântulas.
Notes: "Apesar da importância regional dos frutos de Pouteria torta e Pouteria ramiflora pouco se conhece dos aspectos relativos à germinação de suas sementes. Devido à dificuldade de preservar a viabilidade e o vigor de sementes das espécies florestais. Objetivou-se com esse trabalho avaliar a capacidade de emergência de plântulas de Pouteria torta e Pouteria ramiflora a partir de frutos inteiros, despolpados e embebidos em reguladores de crescimento. Os tratamentos usados para Pouteria torta foram sementes despolpadas; sementes embebidas em água por 24 horas, sementes embebidas por 24 h em KNO3 a 0,2%; sementes embebidas por 24 h em ácido giberélico a 1, 10 e 100 µg L-1. Em Pouteria ramiflora foram feitos os mesmos tratamentos, exceto com ácido giberélico a 1 µg L-1 que foi omitido, aos dados foi aplicada a análise de variância seguida do teste de Tukey para comparações múltiplas. O processo de emergência de plântulas de Pouteria torta foi lento, iniciando cerca de 30 dias após semeadura, com término em torno de 90 dias sendo que a lavagem ou o uso de reguladores de crescimento não afetaram a capacidade de emergência das plântulas, além de aumentarem o tempo de emergência em relação à testemunha. Em Pouteria ramiflora a germinação também foi lenta, iniciando cerca de 30 dias após semeadura, prolongando-se por até 120 dias sendo que a lavagem e os reguladores de crescimento aumentaram a capacidade de emergência das plântulas."
Keywords: Germinação
Pouteria
semente
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Language: por
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: FERREIRA, Erika Rocha. Despolpamento e uso de reguladores de crescimento na emergência de plântulas de pouteria torta (guapeva) e pouteria ramiflora (curriola). 2024. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/40474
Date of defense: 2008
Appears in Collections:TCC - Agronomia (Uberlândia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DespolpamentoUsoReguladores.pdf76.65 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.