Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/40468
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Efeito do período de molhamento foliar na ocorrência da ferrugem asiática (Phakopsora pachyrhizi) na soja (Glycine max)
Autor(es): Souza, Aila Rios de
Primeiro orientador: Fernandes, Jonas Jagër
Primeiro membro da banca: Coelho, Lísias
Segundo membro da banca: Santos, Maria Amélia dos
Resumo: Este trabalho teve como objetivo, avaliar a influência do período de molhamento foliar na infecção e severidade da ferrugem asiática da soja (Phakopsora pachyrhizi) em duas cultivares de soja, M-SOY 8008 RR e BRSMG-46 Conquista . O ensaio foi instalado e conduzido em casa-de-vegetação da UFU. O delineamento experimental DBC, em esquema fatorial 7x2, correspondente a 7 diferentes períodos de molhamento foliar e duas cultivares, com quatro repetições, sendo que cada repetição era composta por duas plantas. Inoculou-se no primeiro e segundo trifólio expandido (V2-V3), uma suspensão calibrada de 1,0x10 5 urediniosporos.ml -1 . As avaliações consistiram na contagem do número de pústulas.cm-2 , número de lesões necróticas.cm-2 e severidade (%), sendo as mesmas realizadas no folíolo central do primeiro e segundo trifólio de cada planta, 12 dias após a inoculação do patógeno. Realizou-se a análise de variância e as médias foram comparadas pelo teste de Tukey a 5% de siginficância e regressão. Conclui-se que não houve interação significativa entre período de molhamento foliar e genótipo, sendo que o período de molhamento que proporcionou maior número de pústulas.cm-2 e lesões.cm-2 foi o de 30 h. Os genótipos avaliados diferiram apenas em número de pústulas.cm-2 e número de lesões.cm-2 .
Notas: "Este trabalho teve como objetivo, avaliar a influência do período de molhamento foliar na infecção e severidade da ferrugem asiática da soja (Phakopsora pachyrhizi) em duas cultivares de soja, M-SOY 8008 RR e BRSMG-46 Conquista . O ensaio foi instalado e conduzido em casa-de-vegetação da UFU. O delineamento experimental DBC, em esquema fatorial 7x2, correspondente a 7 diferentes períodos de molhamento foliar e duas cultivares, com quatro repetições, sendo que cada repetição era composta por duas plantas. Inoculou-se no primeiro e segundo trifólio expandido (V2-V3), uma suspensão calibrada de 1,0x105 urediniosporos.ml-1. As avaliações consistiram na contagem do número de pústulas.cm-2 , número de lesões necróticas.cm-2 e severidade (%), sendo as mesmas realizadas no folíolo central do primeiro e segundo trifólio de cada planta, 12 dias após a inoculação do patógeno. Realizou-se a análise de variância e as médias foram comparadas pelo teste de Tukey a 5% de siginficância e regressão. Conclui-se que não houve interação significativa entre período de molhamento foliar e genótipo, sendo que o período de molhamento que proporcionou maior número de pústulas.cm-2 e lesões.cm-2 foi o de 30 h. Os genótipos avaliados diferiram apenas em número de pústulas.cm-2 e número de lesões.cm-2. "
Palavras-chave: Ferrugem asiática
Soja
Molhamento foliar
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Idioma: por
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SOUZA, Aila Rios de. Efeito do período de molhamento foliar na ocorrência da ferrugem asiática (Phakopsora pachyrhizi) na soja (Glycine max). 2008. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/40468
Data de defesa: 2008
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EfeitoPeríodoMolhamento.pdf94.58 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.