Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/40215
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Competição intergenotípica de soja em três épocas de semeadura em Uberlândia - MG
Autor(es): Marques, Marcelo Cunha
Primeiro orientador: Hamawaki, Osvaldo Toshiyuri
Resumo: O objetivo desse trabalho foi avaliar a influência da época de semeadura sobre caracteres de interesse agronômico em cultivares de soja, sendo eles: número de dias para a floração (NDPF), altura da planta na floração (APF), número de dias para a maturação (NDPM), altura da planta na maturação (APM), rendimento de grãos (RG), peso de 100 sementes, teor de óleo (%OL) e produtividade de óleo (PO). O experimento foi instalado no município de Uberlândia – MG, na Fazenda Capim Branco, pertencente à Universidade Federal de Uberlândia. O delineamento utilizado foi o de blocos casualizados em esquema fatorial 7x3, com três repetições, sendo testadas 4 cultivares UFU’S e 3 testemunhas M-soy em três diferentes épocas de semeadura. Cada unidade experimental foi constituída de 4 linhas de 5 metros, espaçadas de 0.50 metros entre linhas, onde a parcela útil foi as 2 linhas centrais, eliminando-se 0.5 metros de cada extremidade. Durante a condução foram adotados todos tratos culturais pertinentes à cultura. Os dados obtido foram submetidos à análise conjunta pelo teste de F à 5% de probabilidade, verificando a interação “genótipo x época”. A cultivar UFU’S Xavante destacou-se das demais em termos produtivos, apresentando excelente produtividade de grãos e satisfatório teor de óleo, contribuindo assim para alcançar valores elevados em produtividade de óleo por hectare.
Notas: "O objetivo desse trabalho foi avaliar a influência da época de semeadura sobre caracteres de interesse agronômico em cultivares de soja, sendo eles: número de dias para a floração (NDPF), altura da planta na floração (APF), número de dias para a maturação (NDPM), altura da planta na maturação (APM), rendimento de grãos (RG), peso de 100 sementes, teor de óleo (%OL) e produtividade de óleo (PO). O experimento foi instalado no município de Uberlândia – MG, na Fazenda Capim Branco, pertencente à Universidade Federal de Uberlândia. O delineamento utilizado foi o de blocos casualizados em esquema fatorial 7x3, com três repetições, sendo testadas 4 cultivares UFU’S e 3 testemunhas M-soy em três diferentes épocas de semeadura. Cada unidade experimental foi constituída de 4 linhas de 5 metros, espaçadas de 0.50 metros entre linhas, onde a parcela útil foi as 2 linhas centrais, eliminando-se 0.5 metros de cada extremidade. Durante a condução foram adotados todos tratos culturais pertinentes à cultura. Os dados obtido foram submetidos à análise conjunta pelo teste de F à 5% de probabilidade, verificando a interação “genótipo x época”. A cultivar UFU’S Xavante destacou-se das demais em termos produtivos, apresentando excelente produtividade de grãos e satisfatório teor de óleo, contribuindo assim para alcançar valores elevados em produtividade de óleo por hectare. "
Palavras-chave: Soja
Produtividade
Melhoramento
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Idioma: por
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: MARQUES, Marcelo Cunha. Competição intergenotípica de soja em três épocas de semeadura em Uberlândia - MG. 2008. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/40215
Data de defesa: 2008
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CompetiçãoIntergenotípicaSoja.pdf219.78 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.