Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/40104
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Resposta de cultivares de soja em função de épocas de semeadura em Uberlândia-MG
Autor(es): Amorim, Flavia Aparecida
Primeiro orientador: Hamawaki, Osvaldo Toshiyuri
Primeiro membro da banca: Santos, Maria Amelia dos
Segundo membro da banca: Juliati, Fernando César
Resumo: O presente trabalho foi realizado na Fazenda Experimental Capim Branco, pertencente a Universidade Federal de Uberlândia, com o objetivo de avaliar o comportamento de 7 cultivares de soja, plantados em quatro épocas distintas; 30 de outubro, 15 de novembro, 14 de dezembro e 31 de dezembro do ano de 2001. As cultivares utilizadas foram a DM-118, DM-247, DM-309, DM-Vitória, DM-339, DM-98C81, DM-Nobre. O delineamento utilizado foi o de blocos casualizados em esquema fatorial (7 cultivares x 4 épocas), plantadas com espaçamento de 0,45 m com três repetições. As características avaliadas foram: produtividade, dias para floração, dias para maturação, acamamento, altura da planta na floração, altura da planta na maturação, altura da inserção da primeira vagem. Para a maioria das cultivares de soja avaliadas, a época de semeadura tardia (31 de dezembro) proporcionou menores alturas de plantas. A testemunha DM-Nobre apresentou sérios problemas de acamamento, principalmente devido as grandes alturas de plantas atingidas em semeaduras de 30 de outubro a 15 de novembro.Semeaduras realizadas em 14 de dezembro no município de Uberlândia provoca quebra na produtividade, principalmente nas cultivares precoces como DM-118 que apresentou diminuição na produtividade em relação a semeaduras realizadas dia 30 de outubro.
Palavras-chave: Soja
Semeadura
Produção
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Idioma: por
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: AMORIM, Flavia Aparecida. Resposta de cultivares de soja em função de épocas de semeadura em Uberlândia-MG. 2003. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/40104
Data de defesa: 2003
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2003_1_06.pdfTCC628.94 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.