Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/40059
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Mapeamento de atributos químicos de solo de cerrado com cafeicultura irrigada usando sistema de informações geográficas
Autor: Aquino Junior, Osvaldo Ferreira de
Primer orientador: Borges, Elias Nascentes
Primer miembro de la banca: Melo, Benjamim de
Segundo miembro de la banca: Lana, Regina Maria Quintão
Resumen: O café é um dos principais produtos agrícolas de exportação do Brasil. Desta forma fica bem clara sua importância na balança comercial brasileira e a importância de criar manejos econômico e ecológico sustentáveis ao longo dos anos para a cultura. O objetivo deste trabalho foi criar um banco de dados e mapear pH, cálcio, magnésio, alumínio e matéria orgânica, em solo originalmente de cerrado utilizado com cafeicultura irrigada, através de um S.I.G.- Sistema de Informações Geográficas caracterizando possíveis desbalanços, carência ou excessos de nutrientes no solo, obtendo informações que possibilitem propor um manejo diferenciado. Este trabalho foi conduzido na fazenda Macaúbas, município de Patrocínio M.G. Foram demarcadas 4 malhas amostrais contendo 64 pontos de amostragem cada malha, e em cada ponto foi avaliado em duas profundidades, 0 a 20 e 20 a 40 cm. Os locais de coleta foram saia, rodada do trator e meio da rua, alternadamente. Verificou-se que na profundidade de 0 a 20 cm os valore de pH, cálcio, magnésio se encontravam em níveis médios, enquanto que o alumínio apresentou-se em níveis médios. Na profundidade de 20 a 40 cm observou-se os níveis de pH cálcio se encontram em níveis baixos, alumínio e magnésio em níveis médios.A matéria orgânica nas duas profundidades se distribui de maneira mais homogenea e em níveis altos. Conclui-se portanto que as duas profundidades se comportam diferentemente quanto aos níveis dos elementos analisados, a matéria orgânica se distribui de maneira mais homogenea nas duas profundidades, se faz necessário a aplicação de calcário dolomítico mais gesso para neutralizar a acidez e elevar os teores das bases.
Palabras clave: Café
Atributos Químicos do solo
Cerrado
Idioma: por
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: AQUINO JUNIOR, Osvaldo Ferreira de. Mapeamento de atributos químicos de solo de cerrado com cafeicultura irrigada usando sistema de informações geográficas. 2000. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/40059
Fecha de defensa: 2000
Aparece en las colecciones:TCC - Agronomia (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
MapeamentoAtributosQuímicos.pdfTCC1.21 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.