Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/40039
ORCID:  http://orcid.org/0009-0008-6927-6343
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Quebrando barreiras: a jornada de uma mulher em direção ao futebol profissional no Brasil como treinadora
Título(s) alternativo(s): Breaking barriers: a woman's journey into professional soccer in Brazil as a coach
Autor(es): Souza, Ana Laura da Silva
Primeiro orientador: Prado, Vagner Matias do
Primeiro membro da banca: Bertoni, Sônia
Segundo membro da banca: Carvalho, Beatriz Girão Enes
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para obtenção da Graduação em Educação Física Grau Licenciatura pela Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal de Uberlândia teve a finalidade de investigar a presença e atuação de mulheres como treinadoras no futebol de alto rendimento no Brasil. Pautado no estudo de gênero e esportes, a pesquisa se vincula ao Grupo de Pesquisa Educação, Sexualidades e Performatividades (GPESP) e objetivou compreender o percurso da carreira de uma mulher em exercício no Brasil, atuante como treinadora de futebol no âmbito esportivo de alto rendimento. A pesquisa qualitativa, do tipo exploratória, utilizou como instrumentos para geração dos dados o questionário fechado e a entrevista estruturada. Participou da pesquisa uma treinadora atuante em uma equipe de alto rendimento de um município do estado de Minas Gerais. Como resultados temos que o início da carreira no futebol profissional se deu ainda na infância e foi acompanhado de um investimento em formação via cursos especializados. Os altos custos para obtenção das Licenças para atuação no campo esportivo de alto rendimento e a conciliação da vida profissional com a familiar foram apontados como dificuldades. Sobre conquistas notamos o desejo de contribuir para a visibilidade e consolidação do futebol de mulheres no município em que atuava quando da produção dos dados.
Abstract: This Course Conclusion Paper (TCC) for a degree in Physical Education from the Faculty of Physical Education and Physiotherapy at the Federal University of Uberlândia aimed to investigate the presence and performance of women as coaches in high-performance soccer in Brazil. Based on the study of gender and sports, the research is linked to the Education, Sexualities and Performativities Research Group (GPESP) and aimed to understand the career path of a woman working in Brazil as a soccer coach in high-performance sports. The qualitative, exploratory research used a closed questionnaire and a structured interview as instruments for generating data. The participants were coaches working in a high-performance team in a municipality in the state of Minas Gerais. The results show that the start of a career in professional soccer took place during childhood and was accompanied by an investment in training via specialized courses. The high costs of obtaining licenses to play in high-performance sports and reconciling professional and family life were pointed out as difficulties. With regard to achievements, we noted the desire to contribute to the visibility and consolidation of women's soccer in the municipality in which she worked at the time the data was produced.
Palavras-chave: Gênero
Futebol de mulheres
Treinadoras
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
CNPQ::OUTROS::ESTUDOS SOCIAIS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SOUZA, Ana Laura da Silva. Quebrando barreiras: a jornada de uma mulher em direção ao futebol profissional no Brasil como treinadora. 2023. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/40039
Data de defesa: 1-Dez-2023
Aparece nas coleções:TCC - Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
QuebrandoBarreirasJornada.pdfTCC525.99 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons