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ORCID:  http://orcid.org/0009-0007-5057-7616
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Educação financeira: a importância nas finanças dos cidadãos brasileiros e ações desenvolvidas pela Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF)
Autor: Brito, Sabrina Mantovany Alves
Primer orientador: Lima, Nilton César
Primer miembro de la banca: Blind, Review
Segundo miembro de la banca: Blind, Review
Resumen: O presente trabalho aborda o tema Educação Financeira (EF) e estratégias da ENEF com vistas à melhoria das finanças pessoais. Elaborado por meio de uma análise descritiva de estudos correlatos e de bancos de dados públicos, caracteriza-se sob abordagem qualitativa. O objetivo deste estudo consistiu na avaliação da eficácia das medidas abrangidas no escopo da ENEF, bem como sua influência na EF da população brasileira. Verificou-se que o aprimoramento da conscientização financeira da população brasileira em suas decisões de consumo e investimento se dá primordialmente através da EF, em que questões como a inclusão de conteúdos financeiros de forma adequada nos currículos escolares, a disseminação de informações claras e acessíveis para todos os estratos sociais e a promoção de programas contínuos da EF são áreas que demandam atenção adicional em políticas públicas. A abordagem eficaz desses pontos representa um avanço considerável da importância da alfabetização financeira em todas as esferas da sociedade, oferecendo potencial impacto na capacidade de tomada de decisões informadas e no bem-estar financeiro dos cidadãos. Logo, apesar das estratégias implementadas pela ENEF, ainda há um extenso percurso a ser percorrido para efetivamente atingir toda a sociedade, independentemente de sua classe social. Frentes futuras em pesquisas sugere em perscrutar a integração da EF nos currículos escolares de forma interdisciplinar, desde o ensino fundamental até o médio, com o intuito de avaliar as mudanças comportamentais e a tomada de decisões relacionadas ao consumo e investimento em cada etapa escolar.
Abstract: This paper addresses the theme of Financial Education (PE) and ENEF's strategies for the improvement of personal finances. Elaborated through a descriptive analysis of correlated studies and public databases, it is characterized by a qualitative approach. The objective of this study was to evaluate the effectiveness of the measures covered by the scope of the ENEF, as well as their influence on the PE of the Brazilian population. It was found that the improvement of the financial awareness of the Brazilian population in their consumption and investment decisions occurs primarily through PE, in which issues such as the inclusion of financial content in an appropriate way in school curricula, the dissemination of clear and accessible information to all social strata and the promotion of continuous PE programs are areas that demand additional attention in public policies. Effectively addressing these points represents a considerable advancement of the importance of financial literacy in all spheres of society, offering potential impact on the ability to make informed decisions and the financial well-being of citizens. Therefore, despite the strategies implemented by ENEF, there is still a long way to go to effectively reach the whole of society, regardless of its social class. Future research suggests scrutinizing the integration of PE in school curricula in an interdisciplinary way, from elementary to high school, in order to evaluate behavioral changes and decision-making related to consumption and investment at each school stage.
Palabras clave: ENEF
Educação financeira
Investimentos
Endividamento
Financial education
Investments
Indebtedness
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: BRITO, Sabrina Mantovany Alves. Educação financeira: a importância nas finanças dos cidadãos brasileiros e ações desenvolvidas pela Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF). 2023. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/40026
Fecha de defensa: 15-nov-2023
Aparece en las colecciones:TCC - Ciências Contábeis

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