Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/40004
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Processo de criação artística e itinerários pedagógicos: reflexões sobre experiência na Escola Estadual Professor Ângelo Gosuen (Franca/SP)
Título(s) alternativo(s): Process of artistic creation and pedagogical itineraries: reflections on experience in Escola Estadual Professor Ângelo Gosuen (Franca/SP)
Autor(es): Lopes Filho, Mauricio Oliver
Primeiro orientador: Costa, Daniel Santos
Primeiro membro da banca: Bassani, Tiago Samuel
Segundo membro da banca: Baptistella, Rosana
Resumo: O trabalho é um resultado da experiência docente na educação básica e itinerários formativos, contextualizando o aprendizado nos tempos contemporâneos de estudantes do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Ângelo Gosuen, no município de Franca, São Paulo, visando, assim, a uma integração de conhecimentos e fazeres artísticos nas aulas de Arte. O professor, como mediador de um processo de ensino formativo, pode incentivar um processo criativo, oportunizando liberdade aos estudantes, de modo a criar uma base para a estruturação de estratégias para um projeto ou desenvolvimento de atividades didáticas. O caminho proposto observa a ideia de experiência destacada em Dewey (2010) e Larrosa (2017, 1013) e em diálogos com artistas­docentes contemporâneos (BASSANI, 2018; COLLI, 2018) e referências imprescindíveis no campo da arte, tais como ALBANO (2013), BARBOSA (2012), OSTROWER (2013, 2012) e REY (2002). Observa­se um caminho de construção como proposta espiralada de produção de conhecimento ancorada na ideia crítica dos processos educativos em prol do desenvolvimento artístico de estudantes do ensino médio em processos de itinerâncias e mudanças de rumos pedagógicos coadunando com perspectivas críticas dos processos educativos alicerçadas em Freire (2002, 2001), Morin (2013) e Mosé (2013) e nas orientações legais vigentes (BRASIL, 2018; SÃO PAULO, 2021, 2020, 2008).
Abstract: The work is a result of teaching experience in basic education and training itineraries, contextualizing learning in contemporary times of students in the 1st year of high school at the Professor Angelo Gosuen State School, in the municipality of Franca, São Paulo, thus aiming at an integration knowledge and artistic practices in Art classes. The teacher, as a mediator of a formative teaching process, can encourage a creative process, giving freedom to students, in order to create a basis for structuring strategies for a project or development of didactic activities. The proposed path observes the idea of experience highlighted in Dewey (2010) and Larosa (2017, 1013) and in dialogues with contemporary artist­teachers (BASSANI, 2018; COLLI, 2018) and essential references in the field of art, such as ALBANO (2013), BARBOSA (2012), OSTROWER (2013, 2012) and REY (2002). A path of construction is observed as a spiral proposal for the production of knowledge anchored in the critical idea of educational processes in favor of the artistic development of high school students in processes of itinerances and changes in pedagogical directions, in line with critical perspectives of educational processes based on Freire (2002, 2001), Morin (2013) and Mosé (2013) and in the legal guidelines in force (BRASIL, 2018; SÃO PAULO, 2021, 2020, 2008).
Palavras-chave: Arte
Art
Criação
Creation
Educação Básica
Basic education
Experiência
Experience
Itinerários Formativos
Training itineraries
Processos artístico-­pedagógicos
Pedagogical processes
Artes
Art
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional)
Referência: LOPES FILHO, Mauricio Oliver. Processo de criação artística e itinerários pedagógicos: reflexões sobre experiência na Escola Estadual Professor Ângelo Gosuen (Franca/SP). 2023. 40 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.208.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.208
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/40004
Data de defesa: 29-Mar-2023
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Artes (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ProcessoCriacaoArtistica.pdfDissertação781.98 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons