Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/40004
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Lopes Filho, Mauricio Oliver | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-19T17:41:39Z | - |
dc.date.available | 2023-12-19T17:41:39Z | - |
dc.date.issued | 2023-03-29 | - |
dc.identifier.citation | LOPES FILHO, Mauricio Oliver. Processo de criação artística e itinerários pedagógicos: reflexões sobre experiência na Escola Estadual Professor Ângelo Gosuen (Franca/SP). 2023. 40 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.208. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/40004 | - |
dc.description.abstract | The work is a result of teaching experience in basic education and training itineraries, contextualizing learning in contemporary times of students in the 1st year of high school at the Professor Angelo Gosuen State School, in the municipality of Franca, São Paulo, thus aiming at an integration knowledge and artistic practices in Art classes. The teacher, as a mediator of a formative teaching process, can encourage a creative process, giving freedom to students, in order to create a basis for structuring strategies for a project or development of didactic activities. The proposed path observes the idea of experience highlighted in Dewey (2010) and Larosa (2017, 1013) and in dialogues with contemporary artistteachers (BASSANI, 2018; COLLI, 2018) and essential references in the field of art, such as ALBANO (2013), BARBOSA (2012), OSTROWER (2013, 2012) and REY (2002). A path of construction is observed as a spiral proposal for the production of knowledge anchored in the critical idea of educational processes in favor of the artistic development of high school students in processes of itinerances and changes in pedagogical directions, in line with critical perspectives of educational processes based on Freire (2002, 2001), Morin (2013) and Mosé (2013) and in the legal guidelines in force (BRASIL, 2018; SÃO PAULO, 2021, 2020, 2008). | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Art | pt_BR |
dc.subject | Criação | pt_BR |
dc.subject | Creation | pt_BR |
dc.subject | Educação Básica | pt_BR |
dc.subject | Basic education | pt_BR |
dc.subject | Experiência | pt_BR |
dc.subject | Experience | pt_BR |
dc.subject | Itinerários Formativos | pt_BR |
dc.subject | Training itineraries | pt_BR |
dc.subject | Processos artístico-pedagógicos | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical processes | pt_BR |
dc.subject | Artes | pt_BR |
dc.subject | Art | pt_BR |
dc.title | Processo de criação artística e itinerários pedagógicos: reflexões sobre experiência na Escola Estadual Professor Ângelo Gosuen (Franca/SP) | pt_BR |
dc.title.alternative | Process of artistic creation and pedagogical itineraries: reflections on experience in Escola Estadual Professor Ângelo Gosuen (Franca/SP) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Costa, Daniel Santos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3266759891135746 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Bassani, Tiago Samuel | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4621887398114794 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Baptistella, Rosana | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9717920668430451 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8885809684955151 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | O trabalho é um resultado da experiência docente na educação básica e itinerários formativos, contextualizando o aprendizado nos tempos contemporâneos de estudantes do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Ângelo Gosuen, no município de Franca, São Paulo, visando, assim, a uma integração de conhecimentos e fazeres artísticos nas aulas de Arte. O professor, como mediador de um processo de ensino formativo, pode incentivar um processo criativo, oportunizando liberdade aos estudantes, de modo a criar uma base para a estruturação de estratégias para um projeto ou desenvolvimento de atividades didáticas. O caminho proposto observa a ideia de experiência destacada em Dewey (2010) e Larrosa (2017, 1013) e em diálogos com artistasdocentes contemporâneos (BASSANI, 2018; COLLI, 2018) e referências imprescindíveis no campo da arte, tais como ALBANO (2013), BARBOSA (2012), OSTROWER (2013, 2012) e REY (2002). Observase um caminho de construção como proposta espiralada de produção de conhecimento ancorada na ideia crítica dos processos educativos em prol do desenvolvimento artístico de estudantes do ensino médio em processos de itinerâncias e mudanças de rumos pedagógicos coadunando com perspectivas críticas dos processos educativos alicerçadas em Freire (2002, 2001), Morin (2013) e Mosé (2013) e nas orientações legais vigentes (BRASIL, 2018; SÃO PAULO, 2021, 2020, 2008). | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional) | pt_BR |
dc.sizeorduration | 40 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.208 | pt_BR |
dc.crossref.doibatchid | 22c2c65d-02b4-4579-9e8b-fb2a6c04a69e | - |
dc.subject.ods | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. | pt_BR |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Artes (Mestrado Profissional) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ProcessoCriacaoArtistica.pdf | Dissertação | 781.98 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License