Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/40004
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLopes Filho, Mauricio Oliver-
dc.date.accessioned2023-12-19T17:41:39Z-
dc.date.available2023-12-19T17:41:39Z-
dc.date.issued2023-03-29-
dc.identifier.citationLOPES FILHO, Mauricio Oliver. Processo de criação artística e itinerários pedagógicos: reflexões sobre experiência na Escola Estadual Professor Ângelo Gosuen (Franca/SP). 2023. 40 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.208.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/40004-
dc.description.abstractThe work is a result of teaching experience in basic education and training itineraries, contextualizing learning in contemporary times of students in the 1st year of high school at the Professor Angelo Gosuen State School, in the municipality of Franca, São Paulo, thus aiming at an integration knowledge and artistic practices in Art classes. The teacher, as a mediator of a formative teaching process, can encourage a creative process, giving freedom to students, in order to create a basis for structuring strategies for a project or development of didactic activities. The proposed path observes the idea of experience highlighted in Dewey (2010) and Larosa (2017, 1013) and in dialogues with contemporary artist­teachers (BASSANI, 2018; COLLI, 2018) and essential references in the field of art, such as ALBANO (2013), BARBOSA (2012), OSTROWER (2013, 2012) and REY (2002). A path of construction is observed as a spiral proposal for the production of knowledge anchored in the critical idea of educational processes in favor of the artistic development of high school students in processes of itinerances and changes in pedagogical directions, in line with critical perspectives of educational processes based on Freire (2002, 2001), Morin (2013) and Mosé (2013) and in the legal guidelines in force (BRASIL, 2018; SÃO PAULO, 2021, 2020, 2008).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectArtpt_BR
dc.subjectCriaçãopt_BR
dc.subjectCreationpt_BR
dc.subjectEducação Básicapt_BR
dc.subjectBasic educationpt_BR
dc.subjectExperiênciapt_BR
dc.subjectExperiencept_BR
dc.subjectItinerários Formativospt_BR
dc.subjectTraining itinerariespt_BR
dc.subjectProcessos artístico-­pedagógicospt_BR
dc.subjectPedagogical processespt_BR
dc.subjectArtespt_BR
dc.subjectArtpt_BR
dc.titleProcesso de criação artística e itinerários pedagógicos: reflexões sobre experiência na Escola Estadual Professor Ângelo Gosuen (Franca/SP)pt_BR
dc.title.alternativeProcess of artistic creation and pedagogical itineraries: reflections on experience in Escola Estadual Professor Ângelo Gosuen (Franca/SP)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Daniel Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3266759891135746pt_BR
dc.contributor.referee1Bassani, Tiago Samuel-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4621887398114794pt_BR
dc.contributor.referee2Baptistella, Rosana-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9717920668430451pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8885809684955151pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO trabalho é um resultado da experiência docente na educação básica e itinerários formativos, contextualizando o aprendizado nos tempos contemporâneos de estudantes do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Ângelo Gosuen, no município de Franca, São Paulo, visando, assim, a uma integração de conhecimentos e fazeres artísticos nas aulas de Arte. O professor, como mediador de um processo de ensino formativo, pode incentivar um processo criativo, oportunizando liberdade aos estudantes, de modo a criar uma base para a estruturação de estratégias para um projeto ou desenvolvimento de atividades didáticas. O caminho proposto observa a ideia de experiência destacada em Dewey (2010) e Larrosa (2017, 1013) e em diálogos com artistas­docentes contemporâneos (BASSANI, 2018; COLLI, 2018) e referências imprescindíveis no campo da arte, tais como ALBANO (2013), BARBOSA (2012), OSTROWER (2013, 2012) e REY (2002). Observa­se um caminho de construção como proposta espiralada de produção de conhecimento ancorada na ideia crítica dos processos educativos em prol do desenvolvimento artístico de estudantes do ensino médio em processos de itinerâncias e mudanças de rumos pedagógicos coadunando com perspectivas críticas dos processos educativos alicerçadas em Freire (2002, 2001), Morin (2013) e Mosé (2013) e nas orientações legais vigentes (BRASIL, 2018; SÃO PAULO, 2021, 2020, 2008).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration40pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.208pt_BR
dc.crossref.doibatchid22c2c65d-02b4-4579-9e8b-fb2a6c04a69e-
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ProcessoCriacaoArtistica.pdfDissertação781.98 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons