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ORCID:  http://orcid.org/0009-0009-5691-6468
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Festas, frestas e atravessamentos – processos educativos, corpo, memórias e encantamento nas danças brasileiras
Título (s) alternativo (s): Parties, gaps and crossings – educational processes, body, memories and enchantment in Brazilian dances
Autor: Silva, Luzeni da Cruz
Primer orientador: Costa, Daniel Santos
Primer miembro de la banca: Ramos , Jarbas Siqueira
Segundo miembro de la banca: Baptistella, Rosana
Resumen: Acredito que fazer ciência e construir conhecimento é também uma forma de lutar contra opressões, assimilações, epistemicídios, interdições e contra os impedimentos sofridos por homens e mulheres por quererem existir com suas diversidades. Entraremos na roda para propor como ventania a educação nas manifestações populares que desloca centralidades epistêmicas fincadas nas bases coloniais do racismo. Portanto, trata-se de uma educação humanizadora, libertadora, recriadora de existências e de possibilidades. As danças brasileiras como a Congada, a Capoeira, o Coco, o Caruriá, são impulsos que nos convidam a viver a educação como encante e desafio. O presente estudo teve como objetivo compreender como os processos educativos dentro dessas manifestações populares ocorrem, subsidiados por minhas vivências nesses espaços e a partir das intervenções do Grupo Balaio de Chita, dentro e fora dos muros da escola, e de suas contribuições para viabilizar a implementação da lei 10.639/03 (Brasil, 2003). Trata-se de uma pesquisa qualitativa: como caminho metodológico, escolhemos a sistematização de experiências, que permite a troca e o compartilhamento de conhecimentos a partir da prática educativa. Cada passo deste procedimento metodológico é constituído por elementos que me compõem como mulher nordestina, professora e brincante da cultura popular. As coletas de experiências foram registradas em fotos, músicas, toques, conversas e memórias de um corpo em cruzo que, pelas frestas, tenta se reconhecer. Na análise das experiências vividas, pude levantar alguns direcionamentos: conhecer, receber e compartilhar o conhecimento vivido como luta antirracista; entender corporeidade e pertencimento: o corpo como porto, a oralidade, a memória e as experiências como espaço e tempo de aprendizagens; relacionar afeto e escola: construir conhecimentos no convívio; descobrir segredos e mistérios do mundo visível e do mundo invisível e perceber o tempo de aprender e ensinar. Através das festas, das frestas, das músicas cantadas, dos enfeites, das coreografias, das diferentes visões de mundo que compõem esse pluriuniverso, os brincantes reafirmam suas identidades, seu pertencimento, demonstram o prazer, a alegria e a satisfação do seu mundo cotidiano, mantendo viva sua tradição.
Abstract: I believe that science and knowledge must be used to fight oppressions, assimilations, epistemicides, interdictions and the sufferings lived by men and women who want to exist with their diversities. We propose a conception of education as wind, considering the popular manifestations that displaces epistemic centralities rooted in the colonial bases of racism. Therefore, this education humanizes, liberates and recreates existences and possibilities. Brazilian dances such as Congada, Capoeira, Coco and Caruriá, invite us to live education as enchantment and challenge. This study aimed to understand how the educational processes within these popular manifestations occur. It was based on my experiences in scholar spaces and in the dance group Balaio de Chita. I observed how this group’s interventions contribute to enable the implementation of Law 10.639/03 (Brasil, 2003). This is qualitative research: as a methodological path, we chose the systematization of experiences, which allows the sharing of knowledge. Each stage of this methodological procedure is made up of elements that compose me as a Northeastern woman, a teacher and someone who lives the popular culture in a daily basis. The collections of experiences were recorded in pictures, music, touches, conversations and memories of a body in cross that, through the cracks, tries to recognize itself. In the analysis of the lived experiences, I was able to raise some directions: knowing, receiving and sharing the knowledge lived as an anti-racist struggle; understanding corporeality and belonging: the body as port, orality, memory and experiences as space and time of learning; connecting affection and school: building knowledge in conviviality; discovering secrets and mysteries of the visible and the invisible world, and perceiving the time to learn and to teach. Through the parties, the crevices, the songs, the ornaments, the choreographies, the different visions of the world that make up this pluriuniverse, the players reaffirm their identities, their belonging, demonstrate the pleasure, joy and satisfaction of their daily world, keeping alive their tradition
Palabras clave: Processos Educativos
cultura popular
oralidade
corpo
memória
Educational processes
popular culture
orality
body
memory
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Tema: Teatro
Cultura popular
Oralidade na literatura
Teatro - Produção e direção
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas
Cita: SILVA, Luzeni da Cruz. Festas, frestas e atravessamentos – processos educativos, corpo, memórias e encantamento nas danças brasileiras. 2023. 128 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.631.
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.631
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39992
Fecha de defensa: 27-sep-2023
Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Artes Cênicas

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