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dc.creatorSilva, Luzeni da Cruz-
dc.date.accessioned2023-12-19T13:23:32Z-
dc.date.available2023-12-19T13:23:32Z-
dc.date.issued2023-09-27-
dc.identifier.citationSILVA, Luzeni da Cruz. Festas, frestas e atravessamentos – processos educativos, corpo, memórias e encantamento nas danças brasileiras. 2023. 128 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.631.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39992-
dc.description.abstractI believe that science and knowledge must be used to fight oppressions, assimilations, epistemicides, interdictions and the sufferings lived by men and women who want to exist with their diversities. We propose a conception of education as wind, considering the popular manifestations that displaces epistemic centralities rooted in the colonial bases of racism. Therefore, this education humanizes, liberates and recreates existences and possibilities. Brazilian dances such as Congada, Capoeira, Coco and Caruriá, invite us to live education as enchantment and challenge. This study aimed to understand how the educational processes within these popular manifestations occur. It was based on my experiences in scholar spaces and in the dance group Balaio de Chita. I observed how this group’s interventions contribute to enable the implementation of Law 10.639/03 (Brasil, 2003). This is qualitative research: as a methodological path, we chose the systematization of experiences, which allows the sharing of knowledge. Each stage of this methodological procedure is made up of elements that compose me as a Northeastern woman, a teacher and someone who lives the popular culture in a daily basis. The collections of experiences were recorded in pictures, music, touches, conversations and memories of a body in cross that, through the cracks, tries to recognize itself. In the analysis of the lived experiences, I was able to raise some directions: knowing, receiving and sharing the knowledge lived as an anti-racist struggle; understanding corporeality and belonging: the body as port, orality, memory and experiences as space and time of learning; connecting affection and school: building knowledge in conviviality; discovering secrets and mysteries of the visible and the invisible world, and perceiving the time to learn and to teach. Through the parties, the crevices, the songs, the ornaments, the choreographies, the different visions of the world that make up this pluriuniverse, the players reaffirm their identities, their belonging, demonstrate the pleasure, joy and satisfaction of their daily world, keeping alive their traditionpt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProcessos Educativospt_BR
dc.subjectcultura popularpt_BR
dc.subjectoralidadept_BR
dc.subjectcorpopt_BR
dc.subjectmemóriapt_BR
dc.subjectEducational processespt_BR
dc.subjectpopular culturept_BR
dc.subjectoralitypt_BR
dc.subjectbodypt_BR
dc.subjectmemorypt_BR
dc.titleFestas, frestas e atravessamentos – processos educativos, corpo, memórias e encantamento nas danças brasileiraspt_BR
dc.title.alternativeParties, gaps and crossings – educational processes, body, memories and enchantment in Brazilian dancespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Daniel Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3266759891135746pt_BR
dc.contributor.referee1Ramos , Jarbas Siqueira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8633520438663625pt_BR
dc.contributor.referee2Baptistella, Rosana-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9717920668430451pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2827425657675303pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoAcredito que fazer ciência e construir conhecimento é também uma forma de lutar contra opressões, assimilações, epistemicídios, interdições e contra os impedimentos sofridos por homens e mulheres por quererem existir com suas diversidades. Entraremos na roda para propor como ventania a educação nas manifestações populares que desloca centralidades epistêmicas fincadas nas bases coloniais do racismo. Portanto, trata-se de uma educação humanizadora, libertadora, recriadora de existências e de possibilidades. As danças brasileiras como a Congada, a Capoeira, o Coco, o Caruriá, são impulsos que nos convidam a viver a educação como encante e desafio. O presente estudo teve como objetivo compreender como os processos educativos dentro dessas manifestações populares ocorrem, subsidiados por minhas vivências nesses espaços e a partir das intervenções do Grupo Balaio de Chita, dentro e fora dos muros da escola, e de suas contribuições para viabilizar a implementação da lei 10.639/03 (Brasil, 2003). Trata-se de uma pesquisa qualitativa: como caminho metodológico, escolhemos a sistematização de experiências, que permite a troca e o compartilhamento de conhecimentos a partir da prática educativa. Cada passo deste procedimento metodológico é constituído por elementos que me compõem como mulher nordestina, professora e brincante da cultura popular. As coletas de experiências foram registradas em fotos, músicas, toques, conversas e memórias de um corpo em cruzo que, pelas frestas, tenta se reconhecer. Na análise das experiências vividas, pude levantar alguns direcionamentos: conhecer, receber e compartilhar o conhecimento vivido como luta antirracista; entender corporeidade e pertencimento: o corpo como porto, a oralidade, a memória e as experiências como espaço e tempo de aprendizagens; relacionar afeto e escola: construir conhecimentos no convívio; descobrir segredos e mistérios do mundo visível e do mundo invisível e perceber o tempo de aprender e ensinar. Através das festas, das frestas, das músicas cantadas, dos enfeites, das coreografias, das diferentes visões de mundo que compõem esse pluriuniverso, os brincantes reafirmam suas identidades, seu pertencimento, demonstram o prazer, a alegria e a satisfação do seu mundo cotidiano, mantendo viva sua tradição.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.sizeorduration128pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.631pt_BR
dc.orcid.putcode149084483-
dc.crossref.doibatchid22c2c65d-02b4-4579-9e8b-fb2a6c04a69e-
dc.subject.autorizadoTeatropt_BR
dc.subject.autorizadoCultura popularpt_BR
dc.subject.autorizadoOralidade na literaturapt_BR
dc.subject.autorizadoTeatro - Produção e direçãopt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
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