Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39963
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Autonomia de escolha na prática do arremesso do handebol e seus efeitos na aprendizagem motora em crianças
Título (s) alternativo (s): Autonomy of choice in handball throwing and its effects on motor learning in children
Autor: Araújo, Maria Clara Arantes
Primer orientador: Drews, Ricardo
Primer miembro de la banca: Silva, Vinícius Jordão
Segundo miembro de la banca: Puga, Guilherme Morais
Resumen: Estudos têm investigado os efeitos do suporte a autonomia na aprendizagem motora. Entretanto, ainda há uma lacuna a ser pesquisada sobre esses efeitos em crianças. Portanto, o objetivo do presente estudo é investigar os efeitos da autonomia da organização de prática na percepção de autoeficácia, motivação intrínseca e aprendizagem da habilidade de arremesso do handebol em crianças. A amostra foi constituída de 24 crianças, com idade média de 10,9 ± 0,8 anos, distribuídas aleatoriamente em um grupo um com autonomia na escolha da prática (GE) e outro com escolha pareada (grupo yoked - GY). A habilidade motora analisada foi o arremesso de 6 metros a uma baliza simulada do handebol, tendo nela 5 alvos distintos com pontuações possíveis de 3 a 0 pontos em cada arremesso. Todos os participantes realizaram a prática em dois dias consecutivos distribuídos nas fases de pré-teste, aquisição, pós-teste (dia 1), retenção e transferência (dia 2). Especificamente na fase de aquisição, o GE pode escolher a própria sequência de arremessos aos alvos de preferência, enquanto o GY, teve a sequência direcionada pela(o) pesquisadora(o), tendo sido já pareado com a de outro voluntário. Nas outras fases do estudo foram utilizadas sequências pré-determinadas. Questionários de percepção de autoeficácia, motivação intrínseca e utilização do foco de atenção foram aplicados em diferentes momentos do estudo. Os resultados não revelaram diferença significativa entre os grupos em nenhuma das variáveis analisadas (escore de desempenho de arremessos ao alvo, autoeficácia, motivação intrínseca) em nenhuma da fase do estudo. Os resultados do presente estudo permitem concluir que fornecer autonomia de escolha durante a prática não beneficiou a aprendizagem do arremesso do handebol em crianças.
Abstract: Studies have investigated the effects of autonomy support on motor learning. However, there is still a gap in research into these effects in children. Therefore, the aim of this study is to investigate the effects of the autonomy of the practice organization on the perception of self-efficacy, intrinsic motivation and learning of the handball throwing skill in children. The sample consisted of 24 children, with an average age of 10.9 ± 0.8 years, randomly assigned to a group with autonomy in choosing the practice (EG) and another with a paired choice (yoked group - YG). The motor skill analyzed was the 6-meter throw at a simulated handball goal, with 5 different targets and possible scores of 3 to 0 points for each throw. All the participants practiced on two consecutive days in the pre-test, acquisition, post-test (day 1), retention and transfer (day 2) phases. Specifically in the acquisition phase, the EG could choose their own sequence of throws at their preferred targets, while the GY had their sequence directed by the researcher, having already been paired with that of another volunteer. In the other phases of the study, predetermined sequences were used. Questionnaires on perceived self-efficacy, intrinsic motivation and use of focus of attention were administered at different times during the study. The results showed no significant difference between the groups in any of the variables analyzed (target throwing performance score, self-efficacy, intrinsic motivation) in any of the phases of the study. The results of this study lead us to conclude that providing autonomy of choice during practice did not benefit children's learning of the handball throw.
Palabras clave: Comportamento motor
Habilidades motoras fundamentais
Motivação intrínseca
Autoeficácia
Foco de atenção
Motor behavior
fundamental motor skills
Intrinsic motivation
Self-efficacy
Focus of attention
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: ARAÚJO, Maria Clara Arantes. Autonomia de escolha na prática do arremesso do handebol e seus efeitos na aprendizagem motora em crianças. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39963
Fecha de defensa: 29-nov-2023
Aparece en las colecciones:TCC - Educação Física

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
AutonomiaEscolhaPrática.pdfTCC1.76 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.