Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39963
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Araújo, Maria Clara Arantes | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-15T19:13:18Z | - |
dc.date.available | 2023-12-15T19:13:18Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-29 | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Maria Clara Arantes. Autonomia de escolha na prática do arremesso do handebol e seus efeitos na aprendizagem motora em crianças. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39963 | - |
dc.description.abstract | Studies have investigated the effects of autonomy support on motor learning. However, there is still a gap in research into these effects in children. Therefore, the aim of this study is to investigate the effects of the autonomy of the practice organization on the perception of self-efficacy, intrinsic motivation and learning of the handball throwing skill in children. The sample consisted of 24 children, with an average age of 10.9 ± 0.8 years, randomly assigned to a group with autonomy in choosing the practice (EG) and another with a paired choice (yoked group - YG). The motor skill analyzed was the 6-meter throw at a simulated handball goal, with 5 different targets and possible scores of 3 to 0 points for each throw. All the participants practiced on two consecutive days in the pre-test, acquisition, post-test (day 1), retention and transfer (day 2) phases. Specifically in the acquisition phase, the EG could choose their own sequence of throws at their preferred targets, while the GY had their sequence directed by the researcher, having already been paired with that of another volunteer. In the other phases of the study, predetermined sequences were used. Questionnaires on perceived self-efficacy, intrinsic motivation and use of focus of attention were administered at different times during the study. The results showed no significant difference between the groups in any of the variables analyzed (target throwing performance score, self-efficacy, intrinsic motivation) in any of the phases of the study. The results of this study lead us to conclude that providing autonomy of choice during practice did not benefit children's learning of the handball throw. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Comportamento motor | pt_BR |
dc.subject | Habilidades motoras fundamentais | pt_BR |
dc.subject | Motivação intrínseca | pt_BR |
dc.subject | Autoeficácia | pt_BR |
dc.subject | Foco de atenção | pt_BR |
dc.subject | Motor behavior | pt_BR |
dc.subject | fundamental motor skills | pt_BR |
dc.subject | Intrinsic motivation | pt_BR |
dc.subject | Self-efficacy | pt_BR |
dc.subject | Focus of attention | pt_BR |
dc.title | Autonomia de escolha na prática do arremesso do handebol e seus efeitos na aprendizagem motora em crianças | pt_BR |
dc.title.alternative | Autonomy of choice in handball throwing and its effects on motor learning in children | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Drews, Ricardo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2036471977494922 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Vinícius Jordão | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3572950240976128 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Puga, Guilherme Morais | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6305642051022927 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/3572950240976128 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1660503006026317 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Estudos têm investigado os efeitos do suporte a autonomia na aprendizagem motora. Entretanto, ainda há uma lacuna a ser pesquisada sobre esses efeitos em crianças. Portanto, o objetivo do presente estudo é investigar os efeitos da autonomia da organização de prática na percepção de autoeficácia, motivação intrínseca e aprendizagem da habilidade de arremesso do handebol em crianças. A amostra foi constituída de 24 crianças, com idade média de 10,9 ± 0,8 anos, distribuídas aleatoriamente em um grupo um com autonomia na escolha da prática (GE) e outro com escolha pareada (grupo yoked - GY). A habilidade motora analisada foi o arremesso de 6 metros a uma baliza simulada do handebol, tendo nela 5 alvos distintos com pontuações possíveis de 3 a 0 pontos em cada arremesso. Todos os participantes realizaram a prática em dois dias consecutivos distribuídos nas fases de pré-teste, aquisição, pós-teste (dia 1), retenção e transferência (dia 2). Especificamente na fase de aquisição, o GE pode escolher a própria sequência de arremessos aos alvos de preferência, enquanto o GY, teve a sequência direcionada pela(o) pesquisadora(o), tendo sido já pareado com a de outro voluntário. Nas outras fases do estudo foram utilizadas sequências pré-determinadas. Questionários de percepção de autoeficácia, motivação intrínseca e utilização do foco de atenção foram aplicados em diferentes momentos do estudo. Os resultados não revelaram diferença significativa entre os grupos em nenhuma das variáveis analisadas (escore de desempenho de arremessos ao alvo, autoeficácia, motivação intrínseca) em nenhuma da fase do estudo. Os resultados do presente estudo permitem concluir que fornecer autonomia de escolha durante a prática não beneficiou a aprendizagem do arremesso do handebol em crianças. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Educação Física | pt_BR |
dc.sizeorduration | 35 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Educação Física |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AutonomiaEscolhaPrática.pdf | TCC | 1.76 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.