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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39961
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Embargado |
Término do embargo: | 2025-11-24 |
Título: | Vivenciando a prática do dimensionamento de pessoal de enfermagem em uma UTI neonatal: relato de experiência |
Título(s) alternativo(s): | Experiencing the practice of nursing staff dimensioning in a neonatal ICU: experience report |
Autor(es): | Silva, Monike Evelyn da |
Primeiro orientador: | Cunha, Cristiane Martins |
Primeiro coorientador: | Silva, Andrea Mara Bernardes da |
Primeiro membro da banca: | Mellado, Bruna Helena |
Segundo membro da banca: | Oliveira, Elias José |
Resumo: | Introdução: Nas instituições de saúde, um dos locais mais complexos de atuação da enfermagem é a Unidade de Terapia Intensiva neonatal (UTIn), cujo atendimento é destinado a recém-nascidos críticos que demandam cuidados de enfermagem qualificados, de forma contínua e integral. Para isso, é fundamental uma equipe de enfermagem capacitada e em quantidade suficiente para atender à crescente demanda de cuidados. O cálculo do dimensionamento de pessoal de enfermagem é uma ferramenta essencial de gestão que contribui para reduzir a incidência de eventos adversos. É um tópico que deve ser incorporado na academia, por meio de projetos de extensão, como alternativa pedagógica para aproximar os estudantes da prática profissional e possibilitar a construção de saberes interdisciplinares, além da sala de aula. Objetivos: Descrever a vivência de uma estudante de enfermagem na prática do dimensionamento de pessoal de enfermagem em uma unidade de terapia neonatal (UTIn) de um hospital universitário, ressaltando os fatores dificultadores e facilitadores do processo e discutir as percepções da estudante no contexto curricular da disciplina de gestão em enfermagem do curso. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, sobre um Projeto de Ensino do Programa de Bolsas de graduação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Resultados: O dimensionamento de pessoal de enfermagem envolve um processo complexo de várias etapas, que vai desde o planejamento das atividades, estudo das características do serviço, avaliação de instrumentos disponíveis para avaliar a complexidade do paciente, legislação, avaliação dos índices de ocupação, de ausências, a característica dos profissionais etc. Os instrumentos utilizados foram NAS e o ICTN. A aplicação dos instrumentos ocorreu num período de 116 dias, entre julho/2022 a novembro/2022. Os pontos facilitadores do processo foram a colaboração da equipe conhecer a rotina de um setor extremamente restrito e as principais dificuldades foram aprender a utilizar os instrumentos conforme a realidade tão peculiar da UTIn. Foi nítida a percepção que o curso de graduação em enfermagem da UFU precisa incorporar atividades práticas de gestão nos projetos curriculares, viabilizando um ensino aprendizagem mais efetivo. Conclusão: O projeto de extensão foi uma estratégia bastante útil para vivenciar e compreender a realização do dimensionamento de pessoal de enfermagem em uma unidade hospitalar como um todo, sobretudo as dificuldades do processo. Essa estratégia pedagógica deve ser incorporada na disciplina de gestão II do curso de enfermagem da UFU. |
Abstract: | Introduction: In health institutions, one of the most complex places where nursing operates is the Neonatal Intensive Care Unit (NICU), whose care is intended for critical newborns who require qualified nursing care, on a continuous and comprehensive basis. To achieve this, it is essential to have a qualified nursing team in sufficient quantity to meet the growing demand for care. Calculating nursing staff sizing is an essential management tool that helps reduce the incidence of adverse events. It is a topic that should be incorporated into academia, through extension projects, as a pedagogical alternative to bring students closer to professional practice and enable the construction of interdisciplinary knowledge, beyond the classroom. Objectives: To describe the experience of a nursing student in the practice of dimensioning nursing staff in a neonatal therapy unit (NICU) of a university hospital, highlighting the factors that hinder and facilitate the process and discuss the student's perceptions in the curricular context of the nursing management discipline of the course. Method: This is a descriptive study, of the experience report type, on a Teaching Project of the Undergraduate Scholarship Program at the Federal University of Uberlândia (UFU). Results: Nursing staff sizing involves a complex multi-step process, ranging from activity planning, study of service characteristics, evaluation of instruments available to assess patient complexity, legislation, evaluation of occupancy rates, absences, the characteristics of professionals, etc. The instruments used were NAS and ICTN. The instruments were applied over a period of 116 days, between July/2022 and November/2022. The facilitating points of the process were the collaboration of the team to understand the routine of an extremely restricted sector and the main difficulties were learning to use the instruments according to the very peculiar reality of the NICU. There was a clear perception that the UFU undergraduate nursing course needs to incorporate practical management activities into curricular projects, enabling more effective teaching and learning. Conclusion: The extension project was a very useful strategy to experience and understand the dimensioning of nursing staff in a hospital unit as a whole, especially the difficulties of the process. This pedagogical strategy should be incorporated into the management II discipline of the UFU nursing course. |
Palavras-chave: | Carga de Trabalho Unidade de Terapia Intensiva Neonatal Relações Interpessoais. Workload Neonatal Intensive Care Unit Interpersonal Relations |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | SILVA, Monike Evelyn da. Vivenciando a prática do dimensionamento de pessoal de enfermagem em uma UTI neonatal: relato de experiência. 2023. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39961 |
Data de defesa: | 24-Nov-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Enfermagem |
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