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ORCID:  http://orcid.org/0009-0006-7012-1918
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A escrevivência como um conceito filosófico: uma forma de potencializar o protagonismo acadêmico de mulheres negras
Título(s) alternativo(s): Writing as a philosophical concept: a way to enhance black women’s academic protagonism
Autor(es): Nascimento, Carla de Brito
Primeiro orientador: Almeida Júnior, José Benedito de
Primeiro membro da banca: Oliveira, Lorena
Segundo membro da banca: Santos, Janaína
Resumo: O objetivo deste trabalho é reconhecer o fruto das inquietações, anseios e vivências de intelectuais negras, inconformadas e transgressoras. Para fomentar questionamentos através da apreciação de produções desenvolvidas por escritoras brasileiras, analisando a aplicabilidade do conceito de escrevivência, desenvolvido por Conceição Evaristo, como uma forma de contrapor os silenciamentos e viabilizar o protagonismo no processo de desenvolvimento intelectual. Mas também, compreender as dimensões do espistemicídio e interpretar como vivências múltiplas podem colaborar para a construção do conhecimento acadêmico. Para tanto, a metodologia utilizada consiste em uma aproximação de vivências, considerando a interseccionalidade e que dialogue com Carneiro (2023), Gonzalez (1984), e Jesus (1960). Para isso, esta pesquisa foi estruturada por uma abordagem de revisão bibliográfica pautada somente no pensamento desenvolvido por intelectuais negras brasileiras. O recorte teórico está orientado pela discussão sobre os elementos que intercruzam escrevivências e filosofia. Além disso, buscaremos fazer inferências quanto aos impactos do lugar de fala, dado o pensamento desenvolvido por Ribeiro (2019) e seus efeitos para o reconhecimento das produções que não fazem parte do cânone eurocêntrico. Portanto, este trabalho propõe uma reflexão sobre a importância do compromisso com as vivências e com a validação dos conhecimentos desenvolvidos por todas, todes e todos. Independentemente de sua origem racial, social, geográfica ou econômica. Para que, dessa forma, possamos reconhecer academicamente o potencial filosófico que é imprescindível para a formação de mulheres negras.
Abstract: The objective of this work is to recognize the fruit of the concerns, desires and experiences of black, non-conformist and transgressive intellectuals. To encourage questions through the appreciation of productions developed by Brazilian writers, analyzing the applicability of the concept of writing, developed by Conceição Evaristo, as a way of counteracting silences and enabling protagonism in the process of intellectual development. But also, understanding the dimensions of epistemicide and interpreting how multiple experiences can contribute to the construction of academic knowledge. To this end, the methodology used consists of an approximation of experiences, considering intersectionality and in dialogue with Carneiro (2023), Gonzalez (1984), and Jesus (1960). To this end, this research was structured by a bibliographic review approach based only on the thinking developed by black Brazilian intellectuals. The theoretical approach is guided by the discussion about the elements that intersect writing and philosophy. Furthermore, we will seek to make inferences regarding the impacts of the place of speech, given the thinking developed by Ribeiro (2019) and its effects on the recognition of productions that are not part of the Eurocentric canon. Therefore, this work proposes a reflection on the importance of commitment to experiences and the validation of knowledge developed by everyone. Regardless of your racial, social, geographic or economic origin. So that, in this way, we can academically recognize the philosophical potential that is essential for the training of black women.
Palavras-chave: Escrevivência
Writing
Protagonismo
Protagonism
Epistemicídio
Epistemicide
Silenciamento
Muting
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: NASCIMENTO, Carla de Brito. A escrevivência como um conceito filosófico: uma forma de potencializar o protagonismo acadêmico de mulheres negras. 2023. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39943
Data de defesa: 1-Dez-2023
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