Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39922
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: A arte circense na escola: a ludicidade e o brincar no ensino fundamental I
Alternate title (s): The circus arts at the school: the playfuness and playng in the early years at school
Author: Silva, Ludmilla Coelho da
First Advisor: Miranda, Rita de Cassia Fernandes
First member of the Committee: Barragán, Teresa Ontañón
Second member of the Committee: Wuo, Ana Elvira
Summary: O debate sobre o espaço da arte circense na educação, mais precisamente na escola, tem se ampliado. Nesse sentido, importa também pensarmos sobre o papel da ludicidade para um ensino mais significativo e prazeroso da arte circense nos primeiros anos do ensino fundamental. Desse modo, esta pesquisa de natureza autoetnográfica parte de uma revisão bibliográfica sobre os temas: circo, escola e ludicidade para fazer uma correlação com o relato de experiência da minha prática em uma escola particular do Rio de Janeiro. O objetivo desta pesquisa foi analisar as possibilidades de ensino-aprendizagem da arte circense nos primeiros anos do Ensino Fundamental, tendo o brincar e a ludicidade permeando as vivências propostas. Além disso, identificar as possibilidades do ensino da arte circense, em sua abrangência, por meio das acrobacias, malabarismo e equilibrismo, enfatizando as vivências obtidas pela criança com o brincar. Os achados da pesquisa sinalizaram que ensinando de maneira lúdica, o circo pode ser desenvolvido por meio de brincadeiras e jogos sem repetições exaustivas, revelando um potencial maior na relação de ensino-aprendizagem, e no decorrer do processo, do que na observação de uma apresentação realizada ao final do ano.
Abstract: The discussion about the space of circus activities in the education, specially at schools, is expanding. In this way, it is also important to think about the role of playfulness in a great education with pleasure in circus activities class, in the first years at the school. In this way, this autoethnography research begins with a previous bibliographical revision about the themes, circus, school, playfulness to make a correlation with my experience report in a private school in Rio de Janeiro. The objective of this research is to analyze the possibilities of the teaching- learning circus arts in the early years at school, playing and with playfulness permeating the proposed experiences. In addition, detect the possibles of teaching the circus arts in all of this coverage by its acrobatics, jugglings and balances, highlighting the experiences achieved by the kids playing. The findings of this research indicate that teaching in a ludic way, the circus can be developed with games and jokes, it can be played, without exausted repetitions, discovering a bigger potencial in the teaching-learning and in the process, the presentation in the end of the year.
Keywords: Circo
escola
ludicidade
arte circense
autoetnografia
Circus
school
playfulness
circus art
autoethnography
Area (s) of CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Subject: Artes cênicas
Artistas circenses
Circos na arte
Arte na educação
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas
Quote: SILVA, Ludmilla Coelho da. A arte circense na escola: a ludicidade e o brincar no ensino fundamental I. 2023. 125 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7065.
Document identifier: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7065
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39922
Date of defense: 28-Apr-2023
Sustainable Development Goals SDGs: ODS::ODS 3. Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes Cênicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ArteCircenseEscola.pdfDissertação3.74 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons