Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39922
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Ludmilla Coelho da-
dc.date.accessioned2023-12-13T11:58:47Z-
dc.date.available2023-12-13T11:58:47Z-
dc.date.issued2023-04-28-
dc.identifier.citationSILVA, Ludmilla Coelho da. A arte circense na escola: a ludicidade e o brincar no ensino fundamental I. 2023. 125 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7065.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39922-
dc.description.abstractThe discussion about the space of circus activities in the education, specially at schools, is expanding. In this way, it is also important to think about the role of playfulness in a great education with pleasure in circus activities class, in the first years at the school. In this way, this autoethnography research begins with a previous bibliographical revision about the themes, circus, school, playfulness to make a correlation with my experience report in a private school in Rio de Janeiro. The objective of this research is to analyze the possibilities of the teaching- learning circus arts in the early years at school, playing and with playfulness permeating the proposed experiences. In addition, detect the possibles of teaching the circus arts in all of this coverage by its acrobatics, jugglings and balances, highlighting the experiences achieved by the kids playing. The findings of this research indicate that teaching in a ludic way, the circus can be developed with games and jokes, it can be played, without exausted repetitions, discovering a bigger potencial in the teaching-learning and in the process, the presentation in the end of the year.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/*
dc.subjectCircopt_BR
dc.subjectescolapt_BR
dc.subjectludicidadept_BR
dc.subjectarte circensept_BR
dc.subjectautoetnografiapt_BR
dc.subjectCircuspt_BR
dc.subjectschoolpt_BR
dc.subjectplayfulnesspt_BR
dc.subjectcircus artpt_BR
dc.subjectautoethnographypt_BR
dc.titleA arte circense na escola: a ludicidade e o brincar no ensino fundamental Ipt_BR
dc.title.alternativeThe circus arts at the school: the playfuness and playng in the early years at schoolpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Miranda, Rita de Cassia Fernandes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9810213448227768pt_BR
dc.contributor.referee1Barragán, Teresa Ontañón-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1091012061567759pt_BR
dc.contributor.referee2Wuo, Ana Elvira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0861896066422077pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9060726229401293pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO debate sobre o espaço da arte circense na educação, mais precisamente na escola, tem se ampliado. Nesse sentido, importa também pensarmos sobre o papel da ludicidade para um ensino mais significativo e prazeroso da arte circense nos primeiros anos do ensino fundamental. Desse modo, esta pesquisa de natureza autoetnográfica parte de uma revisão bibliográfica sobre os temas: circo, escola e ludicidade para fazer uma correlação com o relato de experiência da minha prática em uma escola particular do Rio de Janeiro. O objetivo desta pesquisa foi analisar as possibilidades de ensino-aprendizagem da arte circense nos primeiros anos do Ensino Fundamental, tendo o brincar e a ludicidade permeando as vivências propostas. Além disso, identificar as possibilidades do ensino da arte circense, em sua abrangência, por meio das acrobacias, malabarismo e equilibrismo, enfatizando as vivências obtidas pela criança com o brincar. Os achados da pesquisa sinalizaram que ensinando de maneira lúdica, o circo pode ser desenvolvido por meio de brincadeiras e jogos sem repetições exaustivas, revelando um potencial maior na relação de ensino-aprendizagem, e no decorrer do processo, do que na observação de uma apresentação realizada ao final do ano.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.sizeorduration125pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7065pt_BR
dc.crossref.doibatchid22c2c65d-02b4-4579-9e8b-fb2a6c04a69e-
dc.subject.autorizadoArtes cênicaspt_BR
dc.subject.autorizadoArtistas circensespt_BR
dc.subject.autorizadoCircos na artept_BR
dc.subject.autorizadoArte na educaçãopt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 3. Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes Cênicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ArteCircenseEscola.pdfDissertação3.74 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons