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ORCID:  http://orcid.org/0009-0003-1341-6814
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Laboratórios de criação teatral: Mapa para ilhas desconhecidas, micropoéticas relacionais em tempos de tecnovívio
Título (s) alternativo (s): Theater creation laboratory
Autor: Santos, Raphael Bernardo dos
Primer orientador: Silva, Narciso Larangeira Telles da
Primer miembro de la banca: Carneiro, Leonel Martins
Segundo miembro de la banca: Piragibe, Mário Ferreira
Resumen: Este trabalho consiste em uma reflexão a partir das práticas do Laboratório de Criação Relacional, espaço de pesquisa cênica que, desde maio de 2019, vem realizando experimentações sobre os diálogos do teatro e a Estética Relacional. A Estética Relacional é apontada pelo teórico francês Nicolas Bourriaud como o princípio que guia a construção de trabalhos artísticos que proponham a invenção de relações entre sujeitos (Bourriaud, 2009). Nessa perspectiva, o público é convidado a desempenhar ação direta operacional sobre o acontecimento, exercendo uma recepção performativa sobre o trabalho. Apoiados metodologicamente em um olhar de pesquisa-ação e adaptando-se aos caminhos possíveis de criação e de pesquisa vividos no biênio 2020/2021, damos enfoque ao processo de criação vivido no contexto da pandemia de covid-19: a experiência cênica-digital “Mapas das ilhas desconhecidas”. Apoiamo-nos teoricamente no conceito de tecnovívio (Dubatti, 2016), quando há uma mediação tecnológica sobre a expectação artística que desterritorializa o encontro entre artistas e público em um mesmo espaço, para repensar as possibilidades de obras participativas que convocam a performatividade do público para a cena, lançando a perspectiva de micro-poéticas relacionais por meio do tecnovívio.
Abstract: This work consists of a reflection based on the practices of the Laboratory of Relational Creation, a scenic research space that has been conducting experiments on theater dialogues and Relational Aesthetics since May 2019. Relational Aesthetics is identified by the French theorist Nicolas Bourriaud as the principle guiding the construction of artistic works that propose the invention of relationships between subjects (BOURRIAUD, 2009). In this perspective, the audience is invited to directly operate on the event, exerting a performative reception on the work. Methodologically supported by an action research approach and adapting to the possible paths of creation and research experienced in the biennium 2020/2021, we focus specifically on the creation process lived in the context of the COVID-19 pandemic: The digital-scenic experience " Mapas das ilhas desconhecidas". We now rely on the concept of "technovívio" (DUBATTI, 2016), when there is technological mediation on artistic expectation that deterritorializes the encounter between artists and the audience in the same space, to rethink the possibilities of participatory works that call for the performativity of the audience on the scene, launching the perspective of micro-relational poetics through the technovívio.
Palabras clave: Micro-poética relacional
Micro-relational poetics
Tecnovívio
Tecnovívio
Experiência cênica-digita
Digital-scenic experience
Participação
Participation
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Tema: Teatro
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas
Cita: SANTOS, Raphael Bernardo dos. Laboratórios de criação teatral: Mapa para ilhas desconhecidas, micropoéticas relacionais em tempos de tecnovívio. 2023. 75 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2023.590.
Identificador del documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.590
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39902
Fecha de defensa: 2-oct-2023
Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): ODS::ODS 8. Trabalho decente e crescimento econômico - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Artes Cênicas

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