Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39902
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantos, Raphael Bernardo dos-
dc.date.accessioned2023-12-12T17:45:52Z-
dc.date.available2023-12-12T17:45:52Z-
dc.date.issued2023-10-02-
dc.identifier.citationSANTOS, Raphael Bernardo dos. Laboratórios de criação teatral: Mapa para ilhas desconhecidas, micropoéticas relacionais em tempos de tecnovívio. 2023. 75 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2023.590.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39902-
dc.description.abstractThis work consists of a reflection based on the practices of the Laboratory of Relational Creation, a scenic research space that has been conducting experiments on theater dialogues and Relational Aesthetics since May 2019. Relational Aesthetics is identified by the French theorist Nicolas Bourriaud as the principle guiding the construction of artistic works that propose the invention of relationships between subjects (BOURRIAUD, 2009). In this perspective, the audience is invited to directly operate on the event, exerting a performative reception on the work. Methodologically supported by an action research approach and adapting to the possible paths of creation and research experienced in the biennium 2020/2021, we focus specifically on the creation process lived in the context of the COVID-19 pandemic: The digital-scenic experience " Mapas das ilhas desconhecidas". We now rely on the concept of "technovívio" (DUBATTI, 2016), when there is technological mediation on artistic expectation that deterritorializes the encounter between artists and the audience in the same space, to rethink the possibilities of participatory works that call for the performativity of the audience on the scene, launching the perspective of micro-relational poetics through the technovívio.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectMicro-poética relacionalpt_BR
dc.subjectMicro-relational poeticspt_BR
dc.subjectTecnovíviopt_BR
dc.subjectTecnovíviopt_BR
dc.subjectExperiência cênica-digitapt_BR
dc.subjectDigital-scenic experiencept_BR
dc.subjectParticipaçãopt_BR
dc.subjectParticipationpt_BR
dc.titleLaboratórios de criação teatral: Mapa para ilhas desconhecidas, micropoéticas relacionais em tempos de tecnovíviopt_BR
dc.title.alternativeTheater creation laboratorypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Narciso Larangeira Telles da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7159513683604358pt_BR
dc.contributor.referee1Carneiro, Leonel Martins-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1454691257530958pt_BR
dc.contributor.referee2Piragibe, Mário Ferreira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6825902106907746pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0427288467288916pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho consiste em uma reflexão a partir das práticas do Laboratório de Criação Relacional, espaço de pesquisa cênica que, desde maio de 2019, vem realizando experimentações sobre os diálogos do teatro e a Estética Relacional. A Estética Relacional é apontada pelo teórico francês Nicolas Bourriaud como o princípio que guia a construção de trabalhos artísticos que proponham a invenção de relações entre sujeitos (Bourriaud, 2009). Nessa perspectiva, o público é convidado a desempenhar ação direta operacional sobre o acontecimento, exercendo uma recepção performativa sobre o trabalho. Apoiados metodologicamente em um olhar de pesquisa-ação e adaptando-se aos caminhos possíveis de criação e de pesquisa vividos no biênio 2020/2021, damos enfoque ao processo de criação vivido no contexto da pandemia de covid-19: a experiência cênica-digital “Mapas das ilhas desconhecidas”. Apoiamo-nos teoricamente no conceito de tecnovívio (Dubatti, 2016), quando há uma mediação tecnológica sobre a expectação artística que desterritorializa o encontro entre artistas e público em um mesmo espaço, para repensar as possibilidades de obras participativas que convocam a performatividade do público para a cena, lançando a perspectiva de micro-poéticas relacionais por meio do tecnovívio.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.sizeorduration75pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.590pt_BR
dc.orcid.putcode148622547-
dc.crossref.doibatchid22c2c65d-02b4-4579-9e8b-fb2a6c04a69e-
dc.subject.autorizadoTeatropt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 8. Trabalho decente e crescimento econômico - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes Cênicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LaboratóriosCriaçãoTeatral.pdfDissertação1.76 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons