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ORCID:  http://orcid.org/0009-0003-8097-4533
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Embargado
Título: Vender ou vender, eis a solução! a comercialização on-line de produtos agroalimentares da agricultura familiar
Autor(es): Zanchim, Gabriel Ramos
Primeiro orientador: Prado, Rejane Alexandrina Domingues Pereira do
Primeiro membro da banca: Silva, Edson
Segundo membro da banca: Neto, Odilon
Resumo: O objetivo deste estudo é identificar se e como as mídias sociais e plataformas de Marketplaces têm sido utilizadas no processo da comercialização de produtos agroalimentares oriundos da agricultura familiar no município de Ituiutaba - MG e, também, verificar o impacto na percepção dos agricultores familiares do uso das mídias sociais e plataformas de Marketplaces na comercialização e no número de clientes. No referencial teórico, foram abordados os temas relacionados à agricultura familiar, a produção oriunda da agricultura familiar e comercialização, e a utilização de mídias sociais e/ou plataformas de Marketplaces para comercialização desses produtos. No desenvolvimento do trabalho adotou-se a pesquisa descritiva com abordagem qualitativa e quantitativa, a fim de obter informações detalhadas dos agricultores e seus respectivos perfis. Por meio da aplicação de questionário para demais produtores foi realizada a coleta de dados. As entrevistas foram analisadas por meio da análise de conteúdo e os dados quantitativos foram analisados por meio da análise de frequência com o uso do software SPSS e os resultados destacam a eficácia da utilização estratégica das mídias sociais e parcerias com influencers como elementos-chave em função do contato facilitado na comercialização dos produtos agroalimentares. Os produtores optam por não utilizar Marketplaces, visto que percebem que os consumidores preferem as mídias sociais devido à interação mais próxima, resultando em um nível maior de engajamento . Também há maior facilidade no uso das mídias sociais em detrimento do Marketplace. Aqueles produtores que adotam abordagens mais equilibradas nas mídias sociais, sem recorrer a influencers, têm observado resultados moderados na comercialização dos produtos em relação aos que contam com apoio de influencers. Uma descoberta significativa da pesquisa foi a alteração no padrão de consumo por parte dos clientes após a pandemia, optando por manter suas compras online. Essa tendência tem gerado um impacto notável na comercialização em feiras livres, levando muitos produtores a desistirem desse formato de venda.
Palavras-chave: Agricultura familiar
Comércio eletrônico
Produtos orgânicos
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: ZANCHIM, Gabriel Ramos. Vender ou vender, eis a solução! a comercialização on-line de produtos agroalimentares da agricultura familiar. 2023. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39892
Data de defesa: 4-Dez-2023
Aparece nas coleções:TCC - Administração (Ituiutaba / Pontal)

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