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ORCID:  http://orcid.org/0009-0008-3652-1613
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Diagramando a ciência: o design gráfico como ferramenta de divulgação científica
Título(s) alternativo(s): Diagramming science: graphic design as a scientific dissemination tool
Autor(es): Gomes, Viviane Aiko Toyoda
Primeiro orientador: Silva, João Carlos Riccó Plácido da
Primeiro membro da banca: Alcântara, Cristiane Pereira de
Segundo membro da banca: Almeida, Diélen dos Reis Borges
Resumo: A ciência acompanha a evolução da humanidade desde os primeiros passos. Grande parte desse desenvolvimento estava atrelado ao avanço científico, que possibilitava a criação de equipamentos, ferramentas e soluções que facilitavam a vida cotidiana dos indivíduos. O objetivo do presente trabalho é a criação de um método que transforme artigos de pesquisas científicas em infográficos, contribuindo, assim, para a democratização da ciência e do acesso à informação. Os métodos empregados foram o levantamento das bases teóricas norteadoras do projeto com a elaboração de fichamentos sobre a história da divulgação científica brasileira, ferramentas de criatividade e assimilação de conteúdo, como brainstorming para a geração e sintetização de ideias, estudo de casos para análise de referências relevantes e testes de aplicação do método desenvolvido com exemplos de artigos reais, transformando-os em peças visuais. Como resultados, três infográficos foram gerados de pesquisas de diferentes áreas do conhecimento para averiguação da eficácia do método desenvolvido na pesquisa. Concluiu-se, então, que o design gráfico pode ser adaptado e simplificado – através de métodos orientadores – para se tornar acessível para que pessoas não-designers se utilizem do mesmo para seus próprios fins. Ademais, utilizar o design gráfico como uma ferramenta para a divulgação científica potencializa o alcance da informação por aproximar e atrair o público para o meio científico, mostrando que a ciência pode ser acessível a todos que estiverem com a mente aberta para conhecê-la.
Abstract: Science has followed the evolution of humanity since its first steps. Much of this development was linked to scientific advancement, which enabled the creation of equipment, tools and solutions that facilitated individuals' daily lives. The objective of this work is to create a method that transforms scientific research articles into infographics, thus contributing to the democratization of science and access to information. The methods used were the survey of the theoretical bases guiding the project with the preparation of records on the history of Brazilian scientific dissemination, creativity tools and content assimilation, such as brainstorming for the generation and synthesis of ideas, case studies for reference analysis relevant and application tests of the method developed with examples of real articles, transforming them into visual pieces. As a result, three infographics were generated from research in different areas of knowledge to investigate the effectiveness of the method developed in the research. It was concluded, then, that graphic design can be adapted and simplified – through guiding methods – to become accessible for non-designers to use it for their own purposes. Furthermore, using graphic design as a tool for scientific dissemination enhances the reach of information by bringing the public closer to the scientific community, showing that science can be accessible to everyone with an open mind to learn about it.
Palavras-chave: Divulgação científica
Scientific dissemination
Ciência
Science
Design gráfico
Graphic design
Design social
Social design
Popularização da ciência
Popularization of science
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: GOMES, Viviane Aiko Toyoda. Diagramando a ciência: o design gráfico como ferramenta de divulgação científica. 2023. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39867
Data de defesa: 23-Nov-2023
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