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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39867
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Gomes, Viviane Aiko Toyoda | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-11T13:31:59Z | - |
dc.date.available | 2023-12-11T13:31:59Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-23 | - |
dc.identifier.citation | GOMES, Viviane Aiko Toyoda. Diagramando a ciência: o design gráfico como ferramenta de divulgação científica. 2023. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39867 | - |
dc.description.abstract | Science has followed the evolution of humanity since its first steps. Much of this development was linked to scientific advancement, which enabled the creation of equipment, tools and solutions that facilitated individuals' daily lives. The objective of this work is to create a method that transforms scientific research articles into infographics, thus contributing to the democratization of science and access to information. The methods used were the survey of the theoretical bases guiding the project with the preparation of records on the history of Brazilian scientific dissemination, creativity tools and content assimilation, such as brainstorming for the generation and synthesis of ideas, case studies for reference analysis relevant and application tests of the method developed with examples of real articles, transforming them into visual pieces. As a result, three infographics were generated from research in different areas of knowledge to investigate the effectiveness of the method developed in the research. It was concluded, then, that graphic design can be adapted and simplified – through guiding methods – to become accessible for non-designers to use it for their own purposes. Furthermore, using graphic design as a tool for scientific dissemination enhances the reach of information by bringing the public closer to the scientific community, showing that science can be accessible to everyone with an open mind to learn about it. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Pesquisa sem auxílio de agências de fomento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Divulgação científica | pt_BR |
dc.subject | Scientific dissemination | pt_BR |
dc.subject | Ciência | pt_BR |
dc.subject | Science | pt_BR |
dc.subject | Design gráfico | pt_BR |
dc.subject | Graphic design | pt_BR |
dc.subject | Design social | pt_BR |
dc.subject | Social design | pt_BR |
dc.subject | Popularização da ciência | pt_BR |
dc.subject | Popularization of science | pt_BR |
dc.title | Diagramando a ciência: o design gráfico como ferramenta de divulgação científica | pt_BR |
dc.title.alternative | Diagramming science: graphic design as a scientific dissemination tool | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, João Carlos Riccó Plácido da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9424928643119660 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Alcântara, Cristiane Pereira de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6997926298336722 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Almeida, Diélen dos Reis Borges | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3314605940871232 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4641522655213646 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | A ciência acompanha a evolução da humanidade desde os primeiros passos. Grande parte desse desenvolvimento estava atrelado ao avanço científico, que possibilitava a criação de equipamentos, ferramentas e soluções que facilitavam a vida cotidiana dos indivíduos. O objetivo do presente trabalho é a criação de um método que transforme artigos de pesquisas científicas em infográficos, contribuindo, assim, para a democratização da ciência e do acesso à informação. Os métodos empregados foram o levantamento das bases teóricas norteadoras do projeto com a elaboração de fichamentos sobre a história da divulgação científica brasileira, ferramentas de criatividade e assimilação de conteúdo, como brainstorming para a geração e sintetização de ideias, estudo de casos para análise de referências relevantes e testes de aplicação do método desenvolvido com exemplos de artigos reais, transformando-os em peças visuais. Como resultados, três infográficos foram gerados de pesquisas de diferentes áreas do conhecimento para averiguação da eficácia do método desenvolvido na pesquisa. Concluiu-se, então, que o design gráfico pode ser adaptado e simplificado – através de métodos orientadores – para se tornar acessível para que pessoas não-designers se utilizem do mesmo para seus próprios fins. Ademais, utilizar o design gráfico como uma ferramenta para a divulgação científica potencializa o alcance da informação por aproximar e atrair o público para o meio científico, mostrando que a ciência pode ser acessível a todos que estiverem com a mente aberta para conhecê-la. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Design | pt_BR |
dc.sizeorduration | 57 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 148541886 | - |
Appears in Collections: | TCC - Design |
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