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dc.creatorGomes, Viviane Aiko Toyoda-
dc.date.accessioned2023-12-11T13:31:59Z-
dc.date.available2023-12-11T13:31:59Z-
dc.date.issued2023-11-23-
dc.identifier.citationGOMES, Viviane Aiko Toyoda. Diagramando a ciência: o design gráfico como ferramenta de divulgação científica. 2023. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39867-
dc.description.abstractScience has followed the evolution of humanity since its first steps. Much of this development was linked to scientific advancement, which enabled the creation of equipment, tools and solutions that facilitated individuals' daily lives. The objective of this work is to create a method that transforms scientific research articles into infographics, thus contributing to the democratization of science and access to information. The methods used were the survey of the theoretical bases guiding the project with the preparation of records on the history of Brazilian scientific dissemination, creativity tools and content assimilation, such as brainstorming for the generation and synthesis of ideas, case studies for reference analysis relevant and application tests of the method developed with examples of real articles, transforming them into visual pieces. As a result, three infographics were generated from research in different areas of knowledge to investigate the effectiveness of the method developed in the research. It was concluded, then, that graphic design can be adapted and simplified – through guiding methods – to become accessible for non-designers to use it for their own purposes. Furthermore, using graphic design as a tool for scientific dissemination enhances the reach of information by bringing the public closer to the scientific community, showing that science can be accessible to everyone with an open mind to learn about it.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectDivulgação científicapt_BR
dc.subjectScientific disseminationpt_BR
dc.subjectCiênciapt_BR
dc.subjectSciencept_BR
dc.subjectDesign gráficopt_BR
dc.subjectGraphic designpt_BR
dc.subjectDesign socialpt_BR
dc.subjectSocial designpt_BR
dc.subjectPopularização da ciênciapt_BR
dc.subjectPopularization of sciencept_BR
dc.titleDiagramando a ciência: o design gráfico como ferramenta de divulgação científicapt_BR
dc.title.alternativeDiagramming science: graphic design as a scientific dissemination toolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, João Carlos Riccó Plácido da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9424928643119660pt_BR
dc.contributor.referee1Alcântara, Cristiane Pereira de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6997926298336722pt_BR
dc.contributor.referee2Almeida, Diélen dos Reis Borges-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3314605940871232pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4641522655213646pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA ciência acompanha a evolução da humanidade desde os primeiros passos. Grande parte desse desenvolvimento estava atrelado ao avanço científico, que possibilitava a criação de equipamentos, ferramentas e soluções que facilitavam a vida cotidiana dos indivíduos. O objetivo do presente trabalho é a criação de um método que transforme artigos de pesquisas científicas em infográficos, contribuindo, assim, para a democratização da ciência e do acesso à informação. Os métodos empregados foram o levantamento das bases teóricas norteadoras do projeto com a elaboração de fichamentos sobre a história da divulgação científica brasileira, ferramentas de criatividade e assimilação de conteúdo, como brainstorming para a geração e sintetização de ideias, estudo de casos para análise de referências relevantes e testes de aplicação do método desenvolvido com exemplos de artigos reais, transformando-os em peças visuais. Como resultados, três infográficos foram gerados de pesquisas de diferentes áreas do conhecimento para averiguação da eficácia do método desenvolvido na pesquisa. Concluiu-se, então, que o design gráfico pode ser adaptado e simplificado – através de métodos orientadores – para se tornar acessível para que pessoas não-designers se utilizem do mesmo para seus próprios fins. Ademais, utilizar o design gráfico como uma ferramenta para a divulgação científica potencializa o alcance da informação por aproximar e atrair o público para o meio científico, mostrando que a ciência pode ser acessível a todos que estiverem com a mente aberta para conhecê-la.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseDesignpt_BR
dc.sizeorduration57pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUALpt_BR
dc.orcid.putcode148541886-
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