Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39820
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | O pensamento reflexivo na disciplina prática musical - piano: um estudo de caso de um aluno ingressante |
Autor: | Silva, Letícia de Paula |
Primer orientador: | Vianna, Rosiane Lemos |
Primer miembro de la banca: | Botelho, Flávia Pereira |
Segundo miembro de la banca: | Alfonso, Sandra Mara |
Resumen: | Esta pesquisa tem como objetivo investigar o processo de estudo de um aluno ingressante da Universidade Federal de Uberlândia na disciplina Prática Musical – Piano e a obra selecionada para a observação e reflexão desse processo foi a Sinfonia n. 6 de Bach. Desse objetivo surgiram os específicos: analisar a relação das experiências passadas do ingressante e as possíveis contribuições para o início do curso de piano; identificar a formação de bons hábitos de estudo durante a prática musical do estudante de piano na disciplina Prática Musical - Piano; relatar os conhecimentos adquiridos durante a participação dos colegas nas aulas coletivas da disciplina Prática Musical -Piano. Por se tratar da prática reflexiva, foi escolhido como pilar dessa pesquisa o pedagogo e filósofo John Dewey (1859-1952) que propôs desenvolver e pôr em prática o pensamento reflexivo das ações cotidianas. As observações das aulas foram realizadas remotamente devido à pandemia e transcritas pela pesquisadora com o propósito de compreender o processo de aprendizagem do aluno escolhido na disciplina aleatoriamente. Reflexões, questionamentos e estratégias de estudos eram constantes durante as aulas tendo como premissa o ambiente de respeito mútuo, compartilhamento de conhecimentos, emoções e confiança. Pelas ações realizadas durante as observações feitas no processo de desenvolvimento do aluno, adotou-se os pressupostos dos estudos de casos. A coleta de dados seguiu os seguintes passos: (1) Carta-convite ao participante; (2) Questionário; (3) Gravação e transcrição de três aulas; (4) Gravação da prova intermediária e final da disciplina; (5) Depoimento final do participante; (6) Flashes da interação professor-aluno em conexão com o pensamento deweyano. Os resultados apresentados, depoimentos e reflexões apresentadas nesse trabalho acrescentaram ao meu entendimento não só como pesquisadora, mas também na minha própria prática musical, fazendo-me refletir em uma nova forma de ouvir e pensar, trazendo questionamentos para cada processo de meu fazer musical e na interação com os meus alunos. Que o pensamento filosófico deweyano possa servir de inspiração e possibilidades em novos contextos independente da área de pesquisa, tendo a reflexão como ponto de partida. |
Palabras clave: | Prática reflexiva, piano, John Dewey, prática musical. |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::INSTRUMENTACAO MUSICAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | SILVA, Leticia de Paula. O pensamento reflexivo na disciplina prática musical - Piano: Um estudo de um aluno ingressante. 2023. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39820 |
Fecha de defensa: | 26-oct-2023 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Música |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
PensamentoReflexivoDisciplina.pdf | TCC | 1.01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.