Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39820
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Letícia de Paula-
dc.date.accessioned2023-12-08T13:54:08Z-
dc.date.available2023-12-08T13:54:08Z-
dc.date.issued2023-10-26-
dc.identifier.citationSILVA, Leticia de Paula. O pensamento reflexivo na disciplina prática musical - Piano: Um estudo de um aluno ingressante. 2023. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39820-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrática reflexiva, piano, John Dewey, prática musical.pt_BR
dc.titleO pensamento reflexivo na disciplina prática musical - piano: um estudo de caso de um aluno ingressantept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Vianna, Rosiane Lemos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://hdl.handle.net/10183/192847pt_BR
dc.contributor.referee1Botelho, Flávia Pereira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8089267849635357pt_BR
dc.contributor.referee2Alfonso, Sandra Mara-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8801235622088045pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo investigar o processo de estudo de um aluno ingressante da Universidade Federal de Uberlândia na disciplina Prática Musical – Piano e a obra selecionada para a observação e reflexão desse processo foi a Sinfonia n. 6 de Bach. Desse objetivo surgiram os específicos: analisar a relação das experiências passadas do ingressante e as possíveis contribuições para o início do curso de piano; identificar a formação de bons hábitos de estudo durante a prática musical do estudante de piano na disciplina Prática Musical - Piano; relatar os conhecimentos adquiridos durante a participação dos colegas nas aulas coletivas da disciplina Prática Musical -Piano. Por se tratar da prática reflexiva, foi escolhido como pilar dessa pesquisa o pedagogo e filósofo John Dewey (1859-1952) que propôs desenvolver e pôr em prática o pensamento reflexivo das ações cotidianas. As observações das aulas foram realizadas remotamente devido à pandemia e transcritas pela pesquisadora com o propósito de compreender o processo de aprendizagem do aluno escolhido na disciplina aleatoriamente. Reflexões, questionamentos e estratégias de estudos eram constantes durante as aulas tendo como premissa o ambiente de respeito mútuo, compartilhamento de conhecimentos, emoções e confiança. Pelas ações realizadas durante as observações feitas no processo de desenvolvimento do aluno, adotou-se os pressupostos dos estudos de casos. A coleta de dados seguiu os seguintes passos: (1) Carta-convite ao participante; (2) Questionário; (3) Gravação e transcrição de três aulas; (4) Gravação da prova intermediária e final da disciplina; (5) Depoimento final do participante; (6) Flashes da interação professor-aluno em conexão com o pensamento deweyano. Os resultados apresentados, depoimentos e reflexões apresentadas nesse trabalho acrescentaram ao meu entendimento não só como pesquisadora, mas também na minha própria prática musical, fazendo-me refletir em uma nova forma de ouvir e pensar, trazendo questionamentos para cada processo de meu fazer musical e na interação com os meus alunos. Que o pensamento filosófico deweyano possa servir de inspiração e possibilidades em novos contextos independente da área de pesquisa, tendo a reflexão como ponto de partida.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseMúsicapt_BR
dc.sizeorduration44pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::INSTRUMENTACAO MUSICALpt_BR
Appears in Collections:TCC - Música

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PensamentoReflexivoDisciplina.pdfTCC1.01 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.