Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39818
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: “Bicha é homem que chora”: Dis[cursos] e subjetiv[ações] de infâncias trans[viadas] a partir do curta documentário “Bicha-Bomba” (2019)
Author: Martins, Ian Gomes
First Advisor: Barros, Carla Miucci Ferraresi de
First member of the Committee: Campo, Mônica Bricalepe
Second member of the Committee: Reis, Lucas Henrique dos
Summary: Entendendo o gênero como algo não natural, mas como categoria construída social e culturalmente nas relações de poder, é trabalhado aqui a imagem da criança viada como crianças que são lidas como fora das heteronormas de gênero. Essa pesquisa busca então, a partir da análise do curta documentário Bicha-Bomba (2019), entender como se constrói a imagem da criança viada, como ela fabrica seus processos de subjetivação e como é reivindicado o direito de olhar. Para isso, são trabalhadas as ideias de gênero, sexualidade, subjetividades, dispositivos e, a partir dos estudos da cultura visual, as ideias de visualidade e contravisualidade, a fim de contextualizar a subversão da criança viada a um complexo de visualidade a partir da autonomia contra a autoridade de olhar.
Keywords: Criança Viada
Visualidades
Bicha-Bomba
Contravisualidade
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: MARTINS, Ian Gomes. “Bicha é homem que chora”: Dis[cursos] e subjetiv[ações] de infâncias trans[viadas] a partir do curta documentário “Bicha-Bomba” (2019). 2023. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39818
Date of defense: 28-Nov-2023
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BichaHomemChora.pdfTCC1.88 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.