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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39816
ORCID: | http://orcid.org/0009-0003-8449-5409 |
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Caminhando em Lado a Lado (2012): As potencialidades da telenovela para a pesquisa historiográfica e para a aprendizagem histórica |
Autor: | Vaz, Verena Ferreira dos Santos |
Primer orientador: | Silveira, Daniela Magalhães da |
Primer miembro de la banca: | Carmo, Maria Andréa Angelotti |
Segundo miembro de la banca: | Cunha, Maria Fernanda Ribeiro |
Resumen: | O presente trabalho procura explorar e demonstrar a ampla potencialidade das telenovelas como objeto de estudo e fonte para a pesquisa historiográfica, bem como recurso no ensino de História. A partir da análise da fonte, a telenovela Lado a Lado (2012), e pesquisa bibliográfica, será proposta, uma verificação acerca da maternidade da personagem Constância, vilã da trama, fundamentado no trinômio esposa-dona-de-casa-mãe-de-família, de Margareth Rago. Como recurso na aprendizagem, utilizo das operações cognitivas da aprendizagem histórica de Jörn Rüsen para construção de uma breve proposta de plano de ensino, estabelecido na temática da condição feminina no Brasil entre meados do século XIX e início do XX. Assim, conclui-se a possibilidade de uso da telenovela como fonte e objeto de estudo historiográfico, a partir da discussão em torno da caracterização da personagem Constância; e estratégia de aprendizagem, a partir de uma mediação do professor, em contato com a subjetividade do estudante e do conhecimento científico da História. |
Abstract: | This work aims to explore and present the potentialities from the use of soap operas when embraced as an object of study and source for historiographic research, as well as a resource for History teaching. Based on the bibliographic research and the analysis of the soap opera ‘Lado a Lado’ (2012) as a source, this work proposes a verification upon the motherhood presented on the villain of the plot, Constancia, based on the trinomial wife housewife mother of family from Margareth Rago. As an educational application, it is used the cognitive operations of historical learning by Jörn Rüsen in order to formulate a brief teaching proposal based on the feminine conditions in Brazil from the mid 19th and beginning of 20th century. Therefore, it concludes the possibilities of using soap operas as source and object for historiographical studies placed on the characterization of Constância and learning strategies, resorting to the teacher’s mediation, contacting the students subjectivity and the scientific knowledge from History. |
Palabras clave: | Telenovela History Aprendizagem Soap ppera Família Learning Século XIX Family Maternidade 19th Century Motherhood |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | VAZ, Verena Ferreira dos Santos. Caminhando em Lado a Lado (2012): As potencialidades da telenovela para a pesquisa historiográfica e para a aprendizagem histórica. 2023. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39816 |
Fecha de defensa: | 30-nov-2023 |
Aparece en las colecciones: | TCC - História |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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