Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39766
ORCID:  http://orcid.org/0009-0000-2400-897X
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Embargado
Fecha de embargo: 2025-12-07
Título: Novos problemas para velhas estruturas: o encontro da pandemia de COVID-19 com a desigualdade e a precarização do ensino Brasileiro
Autor: Gonçalves, Davi Carvalho Garcia
Primer orientador: Braga, Tatiana Benevides Magalhães
Primer miembro de la banca: Peretta, Anabela Almeida Costa e Santos
Segundo miembro de la banca: Lima, Luciana Pereira de
Resumen: O presente trabalho buscou contextualizar o cenário educacional brasileiro apresentado no período da pandemia de COVID-19 no processo histórico mais amplo de desenvolvimento das políticas educacionais no Brasil. Para tanto, realiza uma análise histórica de orientação hermenêutica com foco nos processos de produção de igualdade e desigualdade educacional, situando as políticas e experiências educacionais brasileiras no contexto da pandemia à luz da estrutura educacional. A análise do processo histórico demonstra que uma trajetória de avanços, percalços e retrocessos criou um cenário de desigualdade educacional estrutural, produzido por decisões, propostas e políticas governamentais voltadas à educação, num contexto influenciado por múltiplos agentes de ordem econômica, social e cultural. O cenário de precarização de acesso e qualidade educacional de grande parte da população deu contornos às políticas educacionais adotadas durante a pandemia, que intensificaram diversos dos problemas estruturais preexistentes. Conclui-se que os problemas de acesso, permanência e qualidade vividos durante a pandemia não constituíram um evento isolado, mas articulado com as diretrizes historicamente adotadas para a educação brasileira.
Abstract: The present work sought to contextualize the Brazilian educational scenario presented during the period of the COVID-19 pandemic in the broader historical process of educational policy development in Brazil. Therefore, it carries out a historical analysis with a hermeneutical orientation focusing on educational equality and inequality’s production processes, placing Brazilian educational policies and experiences in the context of the pandemic in light of the educational structure. The analysis of the historical process demonstrates that a trajectory of advances and setbacks created a scenario of structural educational inequality, produced by government decisions, proposals and policies focused on education, in a context influenced by multiple economic, social, and cultural agents. The scenario of precarious educational access and quality for a large portion of the population shaped the educational policies adopted during the pandemic, which intensified several of the pre-existing structural problems. It concludes that the problems of access, permanence, and quality experienced during the pandemic were not an isolated event, but linked to the guidelines historically adopted for Brazilian education.
Palabras clave: COVID-19
Medicalização
Educação
Política pública
Desigualdade Social
Education
Public Policy
Social inequality
Medicalization
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: GONÇALVES, Davi Carvalho Garcia. Novos problemas para velhas estruturas: o encontro da pandemia de COVID-19 com a desigualdade e a precarização do ensino Brasileiro. 2023. 61fl. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39766
Fecha de defensa: 1-dic-2023
Aparece en las colecciones:TCC - Psicologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Novos_problemas_para_velhas_estruturas__o_encontro_da_pandemia_d.pdf
  Hasta 2025-12-07
256.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Request a copy


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.