Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39766
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGonçalves, Davi Carvalho Garcia-
dc.date.accessioned2023-12-07T14:40:11Z-
dc.date.available2023-12-07T14:40:11Z-
dc.date.issued2023-12-01-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Davi Carvalho Garcia. Novos problemas para velhas estruturas: o encontro da pandemia de COVID-19 com a desigualdade e a precarização do ensino Brasileiro. 2023. 61fl. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39766-
dc.description.abstractThe present work sought to contextualize the Brazilian educational scenario presented during the period of the COVID-19 pandemic in the broader historical process of educational policy development in Brazil. Therefore, it carries out a historical analysis with a hermeneutical orientation focusing on educational equality and inequality’s production processes, placing Brazilian educational policies and experiences in the context of the pandemic in light of the educational structure. The analysis of the historical process demonstrates that a trajectory of advances and setbacks created a scenario of structural educational inequality, produced by government decisions, proposals and policies focused on education, in a context influenced by multiple economic, social, and cultural agents. The scenario of precarious educational access and quality for a large portion of the population shaped the educational policies adopted during the pandemic, which intensified several of the pre-existing structural problems. It concludes that the problems of access, permanence, and quality experienced during the pandemic were not an isolated event, but linked to the guidelines historically adopted for Brazilian education.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectMedicalizaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectDesigualdade Socialpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectPublic Policypt_BR
dc.subjectSocial inequalitypt_BR
dc.subjectMedicalizationpt_BR
dc.titleNovos problemas para velhas estruturas: o encontro da pandemia de COVID-19 com a desigualdade e a precarização do ensino Brasileiropt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Braga, Tatiana Benevides Magalhães-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5858616116806722pt_BR
dc.contributor.referee1Peretta, Anabela Almeida Costa e Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5747815374339453pt_BR
dc.contributor.referee2Lima, Luciana Pereira de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0461476961455932pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho buscou contextualizar o cenário educacional brasileiro apresentado no período da pandemia de COVID-19 no processo histórico mais amplo de desenvolvimento das políticas educacionais no Brasil. Para tanto, realiza uma análise histórica de orientação hermenêutica com foco nos processos de produção de igualdade e desigualdade educacional, situando as políticas e experiências educacionais brasileiras no contexto da pandemia à luz da estrutura educacional. A análise do processo histórico demonstra que uma trajetória de avanços, percalços e retrocessos criou um cenário de desigualdade educacional estrutural, produzido por decisões, propostas e políticas governamentais voltadas à educação, num contexto influenciado por múltiplos agentes de ordem econômica, social e cultural. O cenário de precarização de acesso e qualidade educacional de grande parte da população deu contornos às políticas educacionais adotadas durante a pandemia, que intensificaram diversos dos problemas estruturais preexistentes. Conclui-se que os problemas de acesso, permanência e qualidade vividos durante a pandemia não constituíram um evento isolado, mas articulado com as diretrizes historicamente adotadas para a educação brasileira.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePsicologiapt_BR
dc.sizeorduration61pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.embargo.termsIntenção de publicar artigo em revista científica.pt_BR
dc.orcid.putcode148319184-
dc.description.embargo2025-12-07-
Appears in Collections:TCC - Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Novos_problemas_para_velhas_estruturas__o_encontro_da_pandemia_d.pdf
  Until 2025-12-07
256.39 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.