Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39746
ORCID:  http://orcid.org/0009-0009-8774-5147
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Análise dos impactos da pandemia do Covid-19 no comércio eletrônico do Brasil
Autor(es): Rodrigues, Pedro Henrique Cavalheiro
Primeiro orientador: Rosa, Vanessa Aparecida de Oliveira
Primeiro membro da banca: Castillo, Lucio Abimael Medrano
Segundo membro da banca: Miranda, Mara Rúbia Da Silva
Resumo: O objetivo do trabalho é analisar os impactos da pandemia do COVID-19 no comércio eletrônico do setor de varejo no Brasil, apontando as principais perspectivas e tendências. Quanto ao procedimento metodológico foi realizado uma pesquisa do tipo ex-post-facto. A técnica de coleta de dados foi por meio de relatórios obtidos na Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, bem como em outras bases de dados. Os dados coletados referem-se ao período de 2019 a 2023, a fim de entender o comportamento pré-pandemia, durante e pós pandemia. Os resultados mostraram que o e-commerce brasileiro é um mercado em constante crescimento e diversificação, com uma variedade de players e segmentos relevantes. Dentre as tendências com projeção de crescimento pós-pandemia destaca-se o omnichannel, as inovações do sistema financeiro brasileiro, tecnologias de big data e inteligência artificial, showrooming e marketing digital.
Abstract: The objective of the work is to analyze the impacts of the COVID-19 pandemic on e-commerce in the retail sector in Brazil, pointing out the main perspectives and trends. Regarding the methodological procedure, an ex-post-facto research was carried out. The data collection technique was through research and reports obtained from the Brazilian Electronic Commerce Association. The data collected refers to the period from 2019 to 2023, in order to understand pre-pandemic, during and post-pandemic behavior. The results showed that Brazilian e commerce is a market in constant growth and diversification, with a variety of relevant players and segments. Among the trends projected to grow post-pandemic, omnichannel, innovations in the Brazilian financial system, big data and artificial intelligence technologies, showrooming and digital marketing stand out.
Palavras-chave: Pandemia
E-commerce
Marketplace
Tendências
Área(s) do CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: RODRIGUES, Pedro Henrique Cavalheiro. Análise dos impactos da pandemia do Covid-19 no comércio eletrônico do Brasil. 2023. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39746
Data de defesa: 30-Out-2023
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia de Produção (Ituiutaba / Pontal)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnáliseDosImpactos.pdf.pdfTCC364.95 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons