Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39746
ORCID:  http://orcid.org/0009-0009-8774-5147
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Análise dos impactos da pandemia do Covid-19 no comércio eletrônico do Brasil
Author: Rodrigues, Pedro Henrique Cavalheiro
First Advisor: Rosa, Vanessa Aparecida de Oliveira
First member of the Committee: Castillo, Lucio Abimael Medrano
Second member of the Committee: Miranda, Mara Rúbia Da Silva
Summary: O objetivo do trabalho é analisar os impactos da pandemia do COVID-19 no comércio eletrônico do setor de varejo no Brasil, apontando as principais perspectivas e tendências. Quanto ao procedimento metodológico foi realizado uma pesquisa do tipo ex-post-facto. A técnica de coleta de dados foi por meio de relatórios obtidos na Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, bem como em outras bases de dados. Os dados coletados referem-se ao período de 2019 a 2023, a fim de entender o comportamento pré-pandemia, durante e pós pandemia. Os resultados mostraram que o e-commerce brasileiro é um mercado em constante crescimento e diversificação, com uma variedade de players e segmentos relevantes. Dentre as tendências com projeção de crescimento pós-pandemia destaca-se o omnichannel, as inovações do sistema financeiro brasileiro, tecnologias de big data e inteligência artificial, showrooming e marketing digital.
Abstract: The objective of the work is to analyze the impacts of the COVID-19 pandemic on e-commerce in the retail sector in Brazil, pointing out the main perspectives and trends. Regarding the methodological procedure, an ex-post-facto research was carried out. The data collection technique was through research and reports obtained from the Brazilian Electronic Commerce Association. The data collected refers to the period from 2019 to 2023, in order to understand pre-pandemic, during and post-pandemic behavior. The results showed that Brazilian e commerce is a market in constant growth and diversification, with a variety of relevant players and segments. Among the trends projected to grow post-pandemic, omnichannel, innovations in the Brazilian financial system, big data and artificial intelligence technologies, showrooming and digital marketing stand out.
Keywords: Pandemia
E-commerce
Marketplace
Tendências
Area (s) of CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: RODRIGUES, Pedro Henrique Cavalheiro. Análise dos impactos da pandemia do Covid-19 no comércio eletrônico do Brasil. 2023. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39746
Date of defense: 30-Oct-2023
Appears in Collections:TCC - Engenharia de Produção (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnáliseDosImpactos.pdf.pdfTCC364.95 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons