Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39741
ORCID:  http://orcid.org/0009-0000-9712-2001
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
Título: Os cadernos escolares e sua importância no ensino e aprendizagem de ciências
Autor(es): Bernardes, Taynara Altair Ribeiro
Primeiro orientador: Almeida, Ariádine Cristine de
Primeiro coorientador: Siqueira, Ariane de Souza
Primeiro membro da banca: Silva, Elenita Pinheiro de Queiroz
Segundo membro da banca: Ferreira, Alessandra Pavolin Pissolati
Resumo: Ao analisarmos os itens das listas de materiais escolares estamos tão habituados a encontrar o caderno entre os mesmos que não paramos para pensar como sua história. Utilizados não só no meio escolar, mas também no dia-a-dia de muitas pessoas, esse material acaba passando despercebido quanto a sua real importância. Esse dispositivo é utilizado nas várias etapas da escolarização, influenciando no modo como se organizam as ações e as relações no contexto do ensino e aprendizagem. Portanto este trabalho teve como principal objetivo investigar os usos dos cadernos escolares no processo de ensino e aprendizagem de Ciências da Natureza de estudantes dos anos finais do 4º ano do Ensino Fundamental I, a partir de observações em sala de aula e de atividades propostas pelo professor responsável pelo referido componente curricular. Buscamos também identificar as percepções dos próprios estudantes acerca de seus cadernos e como os pais ou responsáveis acompanham seu desenvolvimento na ficha de acompanhamento presentes nos cadernos.
Palavras-chave: Cadernos escolares
Importância
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: BERNARDES, Taynara Altair Ribeiro. Os cadernos escolares e sua importância no ensino e aprendizagem de ciências. 2023. 17. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39741
Data de defesa: 23-Nov-2023
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CadernosEscolaresImportância.pdf1.73 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons