Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39741
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Bernardes, Taynara Altair Ribeiro | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-06T19:38:45Z | - |
dc.date.available | 2023-12-06T19:38:45Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-23 | - |
dc.identifier.citation | BERNARDES, Taynara Altair Ribeiro. Os cadernos escolares e sua importância no ensino e aprendizagem de ciências. 2023. 17. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39741 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | * |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Cadernos escolares | pt_BR |
dc.subject | Importância | pt_BR |
dc.title | Os cadernos escolares e sua importância no ensino e aprendizagem de ciências | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Siqueira, Ariane de Souza | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Almeida, Ariádine Cristine de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Elenita Pinheiro de Queiroz | - |
dc.contributor.referee1Lattes | https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Ferreira, Alessandra Pavolin Pissolati | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9855291810591078 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Ao analisarmos os itens das listas de materiais escolares estamos tão habituados a encontrar o caderno entre os mesmos que não paramos para pensar como sua história. Utilizados não só no meio escolar, mas também no dia-a-dia de muitas pessoas, esse material acaba passando despercebido quanto a sua real importância. Esse dispositivo é utilizado nas várias etapas da escolarização, influenciando no modo como se organizam as ações e as relações no contexto do ensino e aprendizagem. Portanto este trabalho teve como principal objetivo investigar os usos dos cadernos escolares no processo de ensino e aprendizagem de Ciências da Natureza de estudantes dos anos finais do 4º ano do Ensino Fundamental I, a partir de observações em sala de aula e de atividades propostas pelo professor responsável pelo referido componente curricular. Buscamos também identificar as percepções dos próprios estudantes acerca de seus cadernos e como os pais ou responsáveis acompanham seu desenvolvimento na ficha de acompanhamento presentes nos cadernos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.sizeorduration | 17 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 148240301 | - |
Appears in Collections: | TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CadernosEscolaresImportância.pdf | 1.73 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License