Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39741
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBernardes, Taynara Altair Ribeiro-
dc.date.accessioned2023-12-06T19:38:45Z-
dc.date.available2023-12-06T19:38:45Z-
dc.date.issued2023-11-23-
dc.identifier.citationBERNARDES, Taynara Altair Ribeiro. Os cadernos escolares e sua importância no ensino e aprendizagem de ciências. 2023. 17. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39741-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Aberto*
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectCadernos escolarespt_BR
dc.subjectImportânciapt_BR
dc.titleOs cadernos escolares e sua importância no ensino e aprendizagem de ciênciaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Siqueira, Ariane de Souza-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.dopt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Ariádine Cristine de-
dc.contributor.advisor1Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.dopt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Elenita Pinheiro de Queiroz-
dc.contributor.referee1Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.dopt_BR
dc.contributor.referee2Ferreira, Alessandra Pavolin Pissolati-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9855291810591078pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoAo analisarmos os itens das listas de materiais escolares estamos tão habituados a encontrar o caderno entre os mesmos que não paramos para pensar como sua história. Utilizados não só no meio escolar, mas também no dia-a-dia de muitas pessoas, esse material acaba passando despercebido quanto a sua real importância. Esse dispositivo é utilizado nas várias etapas da escolarização, influenciando no modo como se organizam as ações e as relações no contexto do ensino e aprendizagem. Portanto este trabalho teve como principal objetivo investigar os usos dos cadernos escolares no processo de ensino e aprendizagem de Ciências da Natureza de estudantes dos anos finais do 4º ano do Ensino Fundamental I, a partir de observações em sala de aula e de atividades propostas pelo professor responsável pelo referido componente curricular. Buscamos também identificar as percepções dos próprios estudantes acerca de seus cadernos e como os pais ou responsáveis acompanham seu desenvolvimento na ficha de acompanhamento presentes nos cadernos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Biológicaspt_BR
dc.sizeorduration17pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEMpt_BR
dc.orcid.putcode148240301-
Appears in Collections:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CadernosEscolaresImportância.pdf1.73 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons