Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39728
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Izabela Amâncio da-
dc.date.accessioned2023-12-06T18:22:12Z-
dc.date.available2023-12-06T18:22:12Z-
dc.date.issued2023-11-29-
dc.identifier.citationSILVA, Izabela Amâncio da. Ciclo de vida organizacional e longevidade de uma empresa centenária: um estudo da vinícola família Salton. 2023. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39728-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiclo de vida da organizaçãopt_BR
dc.subjectOrganization life cyclept_BR
dc.subjectEmpresa familiarpt_BR
dc.subjectFamily businesspt_BR
dc.subjectLongevidade organizacionalpt_BR
dc.subjectOrganizational longevitypt_BR
dc.titleCiclo de vida organizacional e longevidade de uma empresa centenária: um estudo da vinícola família Saltonpt_BR
dc.title.alternativeOrganizational life cycle and longevity of a centennial-old company: a study of the Salton family winerypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Borges, Jacquelaine Florindo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9278983994605890pt_BR
dc.contributor.referee1Bueno, Janaína Maria-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9091229487265299pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Isabela Ladeia-
dc.contributor.referee2LattesPrograma de Pós-Graduação em Administração da Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia – PPGAdm/FAGEN/UFUpt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa é analisar o ciclo de vida organizacional e a busca por longevidade de uma empresa centenária brasileira: a Vinícola Família Salton. O problema de pesquisa centra-se em quais imagens uma empresa centenária constrói de si mesma em busca da longevidade ao longo dos diferentes ciclos de vida. Na fundamentação teórica, empregam-se os conceitos do ciclo de vida organizacional e longevidade organizacional do campo da administração. A abordagem metodológica adotada é qualitativa, com o uso da pesquisa em mídia eletrônica, incluindo o website da empresa, reportagens de portais de notícias e vídeos no YouTube que abordam a trajetória da Vinícola Salton. A coleta de dados foi realizada por meio de pesquisa documental em mídia eletrônica, e a análise baseou-se no método de análise de conteúdo temática. Os resultados revelam que no decorrer de sua história, os proprietários e gestores mobilizam imagens que geram uma aceitação e legitimação da empresa no mercado de vinhos e perante a sociedade. Destacam-se elementos como a forte conexão com a herança italiana, a expressividade internacional conquistada ao longo do tempo, o compromisso com a comunidade local, projetos de pesquisa e inovação, estratégias voltadas para o turismo, reconhecimento internacional através de prêmios, e o compromisso destacado com questões ambientais, sociais e de governança (ESG). Uma imagem que reduz ou impede a legitimação da empresa no mercado e perante a sociedade advém de uma denúncia de uso de trabalho escravo, um escândalo recente de vinícolas localizadas na região sul do país. A empresa passou a reforçar a sua imagem de empresa responsável com adesão ao Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo e Pacto Global de Erradicação do Trabalho Escravo da ONU.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseAdministraçãopt_BR
dc.sizeorduration42pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.orcid.putcode148239534-
Appears in Collections:TCC - Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CicloVidaOrganizacional.pdf548.69 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.