Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39726
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, João Vitor Martins-
dc.date.accessioned2023-12-06T18:18:45Z-
dc.date.available2023-12-06T18:18:45Z-
dc.date.issued2023-11-21-
dc.identifier.citationSILVA, João Vitor Martins. A universidade federal brasileira e a importância da extensão na perspectiva da educação libertadora. 2023. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39726-
dc.description.abstractThe university develops itself based on three fundamental roles: teaching, researching, and communicating with society through outreach. This educational environment is, in the first instance, constituted as a space beyond, meaning a political and public space for the production of science, but also a space to coexist, to live, to discover oneself, and to relate to the differences it harbors and also with the events and debates around the reality of the world we live in. In this regard, it is important to emphasize that precisely due to its political, autonomous, and human character, we understand the Brazilian Federal University as a public-political space from the perspective of liberating education for students and in constant communication with society. Given the oppressions generated in the structural formation of Brazil, it is part of the justification for this study to understand the relationship of the Brazilian Federal University to this unequal structural formation, based on the understanding of this institution as a space beyond; since the university's public-political space and democratic society are conditions for each other, and among the pillars of the university, extension plays the closest role to this. Methodologically, it was decided to analyze, in light of the Federal Higher Education Institutions as a whole, the perspective of extension in a federal higher education institution located in the Triângulo Mineiro, in the state of Minas Gerais, the Universidade Federal de Uberlândia (UFU), especially based on the evolution of extension actions in this institution from 2010 to 2022 in association with data from the Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC-UFU). Thus, UFU demonstrates in its guidelines and plans, as well as in the significant number of actions carried out and audiences benefited over this period, a commitment to the role of extension and the pursuit of communication with society. It is emphasized that universities need operating conditions for such actions to occur, and the processes of devaluation of public higher education, especially those occurring from 2019 to 2022, have significantly hindered their maintenance. Therefore, the consolidation of federal public policies that establish education as a common right for everyone is necessary to promote a liberating education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectUniversidade públicapt_BR
dc.subjectEducação libertadorapt_BR
dc.subjectDemocraciapt_BR
dc.subjectExtensão universitáriapt_BR
dc.subjectPublic universitypt_BR
dc.subjectLiberating educationpt_BR
dc.subjectDemocracypt_BR
dc.subjectUniversity extensionpt_BR
dc.titleA universidade federal brasileira e a importância da extensão na perspectiva da educação libertadorapt_BR
dc.title.alternativeThe brazilian federal university and the importance of extension in the perspective of liberating educationpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Amanda Regina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1081674976938685pt_BR
dc.contributor.referee1Gomes, Gláucia Carvalho-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5307861621449228pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Vicente de Paulo da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4094060469844970pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9049875344215920pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA universidade se desenvolve apoiada em três papéis fundamentais: o de ensinar, pesquisar, e se comunicar com a sociedade por meio da extensão. Esse meio educacional se constitui, em primeira instância, portanto, como um espaço para além, ou seja, um espaço político e público para a produção de ciência, mas também um espaço para coexistir, para viver, para descobrir-se, relacionar-se com as diferenças que ela abriga e também com os acontecimentos, os debates em torno da realidade do mundo em que vivemos. Tendo isso em vista, é importante ressaltar que justamente pelo caráter político, autônomo e humano de sua constituição, entendemos a Universidade Federal brasileira como um espaço público-político sob a perspectiva da educação libertadora dos estudantes e em comunicação permanente com a sociedade. Tendo em vista as opressões geradas na formação estrutural do Brasil, faz parte da justificativa deste estudo compreender também a relação da Universidade Federal brasileira diante dessa formação estrutural desigual a partir do entendimento dessa instituição como um espaço para além; posto que o espaço público-político universitário e a sociedade democrática são condições um para o outro, sendo que, dentre os pilares da universidade, é a extensão quem cumpre o papel mais próximo disso. Metodologicamente, decidiu-se analisar, à luz das IFES como um todo, a perspectiva da extensão numa instituição de ensino superior federal localizada no Triângulo Mineiro, no estado de Minas Gerais, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), sobretudo a partir de dados da evolução das ações de extensão nessa instituição, de 2010 a 2022 em associação com dados da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC-UFU). Assim, a UFU demonstra em suas diretrizes e planos e também na quantidade expressiva de ações realizadas e públicos beneficiados através desse período, um compromisso com a o papel da extensão e a busca pela comunicação com a sociedade. Ressalta-se que as universidades precisam de condições de funcionamento para que tais ações aconteçam e os processos de desvalorização do ensino superior público, principalmente os ocorridos nos anos de 2019 a 2022, dificultaram significativamente a manutenção das mesmas. É necessária, assim, a consolidação de políticas públicas federais que estabeleçam a educação como um direito comum a todos, todas e todes, de fato, para que seja possível o caminho de promover uma educação libertadora.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseGeografiapt_BR
dc.sizeorduration36pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA::GEOGRAFIA POLITICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::ESTADO E GOVERNO::INSTITUICOES GOVERNAMENTAIS ESPECIFICASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS::ANALISE INSTITUCIONALpt_BR
dc.orcid.putcode148241550-
Appears in Collections:TCC - Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UniversidadeFederalBrasileira.pdfTCC1.15 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.