Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39697
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Oligopólio, fragmentação produtiva e destruição criativa no setor de telecomunicações: o caso dos smartphones
Título(s) alternativo(s): Oligopoly, productive fragmentation, and creative destruction in the telecommunications sector: the case of smartphones
Autor(es): Terças, Rafael
Primeiro orientador: Silva, Filipe Prado Macedo da
Primeiro membro da banca: Perosa, Bruno Benzaquen
Segundo membro da banca: Saiani, Carlos Cesar Santejo
Resumo: Este trabalho aborda o mercado de smartphones, explorando sua rápida ascensão global e sua centralidade na era da tecnologia. Ao longo de uma década de crescimento exponencial, de 2007 a 2017, o mercado experimentou inovações disruptivas que moldaram sua estrutura e competitividade. O principal objetivo do trabalho é analisar as três características econômicas mais relevantes do setor de telecomunicações: oligopólio, fragmentação produtiva e destruição criativa, dando ênfase ao produto smartphone. O estudo realça a compreensão das seguintes teorias: a estrutura oligopolista, a fragmentação produtiva internacional e a importância da destruição criativa. Dois procedimentos foram adotados para a estruturação do trabalho: a revisão e a pesquisa bibliográfica das questões teóricas; e a pesquisa exploratória do estudo de caso. Utilizando dados secundários da indústria de smartphones, a pesquisa confirma a natureza oligopolizada das principais empresas globais, especialmente a liderança da Apple e Samsung, a internacionalização dos processos produtivos para o fornecimento de peças e matérias-primas, também oligopolizado, e uma desaceleração das inovações disruptivas desde 2019. O desafio futuro para a indústria reside na necessidade de uma nova onda de destruição criativa, a fim de impedir que o setor entre na fase de maturidade e avance para um declínio iminente.
Abstract: This work addresses the smartphone market, exploring its rapid global rise and its centrality in the technology era. Over a decade of exponential growth, from 2007 to 2017, the market experienced disruptive innovations that shaped its structure and competitiveness. The main objective of the work is to analyze the three most relevant economic characteristics of the telecommunications sector: oligopoly, productive fragmentation, and creative destruction, with an emphasis on the smartphone product. The study highlights an understanding of the following theories: the oligopolistic structure, international productive fragmentation, and the importance of creative destruction. Two procedures were adopted for structuring the work: a review and bibliographic research of theoretical issues, and a exploratory case study investigation. Using secondary data from the smartphone industry, the research confirms the oligopolistic nature of major global companies, especially the dominance of Apple and Samsung, the internationalization of production processes for the supply of parts and raw materials, also oligopolized, and a slowdown in disruptive innovations since 2019. The future challenge for the industry lies in the need for a new wave of creative destruction to prevent the sector from entering the maturity phase and advancing towards an imminent decline.
Palavras-chave: Telecomunicações
Telecommunications
Mercado de smartphones
Smartphone market
Oligopólio
Oligopoly
Fragmentação produtiva
Productive fragmentation
Destruição criativa
Creative destruction
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA INDUSTRIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: TERÇAS, Rafael. Oligopólio, fragmentação produtiva e destruição criativa no setor de telecomunicações: o caso dos smartphones. 2023. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39697
Data de defesa: 22-Nov-2023
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OligopólioFragmentaçãoProdutiva.pdf471.56 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.