Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39697
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorTerças, Rafael-
dc.date.accessioned2023-12-06T15:07:41Z-
dc.date.available2023-12-06T15:07:41Z-
dc.date.issued2023-11-22-
dc.identifier.citationTERÇAS, Rafael. Oligopólio, fragmentação produtiva e destruição criativa no setor de telecomunicações: o caso dos smartphones. 2023. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39697-
dc.description.abstractThis work addresses the smartphone market, exploring its rapid global rise and its centrality in the technology era. Over a decade of exponential growth, from 2007 to 2017, the market experienced disruptive innovations that shaped its structure and competitiveness. The main objective of the work is to analyze the three most relevant economic characteristics of the telecommunications sector: oligopoly, productive fragmentation, and creative destruction, with an emphasis on the smartphone product. The study highlights an understanding of the following theories: the oligopolistic structure, international productive fragmentation, and the importance of creative destruction. Two procedures were adopted for structuring the work: a review and bibliographic research of theoretical issues, and a exploratory case study investigation. Using secondary data from the smartphone industry, the research confirms the oligopolistic nature of major global companies, especially the dominance of Apple and Samsung, the internationalization of production processes for the supply of parts and raw materials, also oligopolized, and a slowdown in disruptive innovations since 2019. The future challenge for the industry lies in the need for a new wave of creative destruction to prevent the sector from entering the maturity phase and advancing towards an imminent decline.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTelecomunicaçõespt_BR
dc.subjectTelecommunicationspt_BR
dc.subjectMercado de smartphonespt_BR
dc.subjectSmartphone marketpt_BR
dc.subjectOligopóliopt_BR
dc.subjectOligopolypt_BR
dc.subjectFragmentação produtivapt_BR
dc.subjectProductive fragmentationpt_BR
dc.subjectDestruição criativapt_BR
dc.subjectCreative destructionpt_BR
dc.titleOligopólio, fragmentação produtiva e destruição criativa no setor de telecomunicações: o caso dos smartphonespt_BR
dc.title.alternativeOligopoly, productive fragmentation, and creative destruction in the telecommunications sector: the case of smartphonespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Filipe Prado Macedo da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9539176312869847pt_BR
dc.contributor.referee1Perosa, Bruno Benzaquen-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7008340716950413pt_BR
dc.contributor.referee2Saiani, Carlos Cesar Santejo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5843437788816592pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/4511063648004587pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho aborda o mercado de smartphones, explorando sua rápida ascensão global e sua centralidade na era da tecnologia. Ao longo de uma década de crescimento exponencial, de 2007 a 2017, o mercado experimentou inovações disruptivas que moldaram sua estrutura e competitividade. O principal objetivo do trabalho é analisar as três características econômicas mais relevantes do setor de telecomunicações: oligopólio, fragmentação produtiva e destruição criativa, dando ênfase ao produto smartphone. O estudo realça a compreensão das seguintes teorias: a estrutura oligopolista, a fragmentação produtiva internacional e a importância da destruição criativa. Dois procedimentos foram adotados para a estruturação do trabalho: a revisão e a pesquisa bibliográfica das questões teóricas; e a pesquisa exploratória do estudo de caso. Utilizando dados secundários da indústria de smartphones, a pesquisa confirma a natureza oligopolizada das principais empresas globais, especialmente a liderança da Apple e Samsung, a internacionalização dos processos produtivos para o fornecimento de peças e matérias-primas, também oligopolizado, e uma desaceleração das inovações disruptivas desde 2019. O desafio futuro para a indústria reside na necessidade de uma nova onda de destruição criativa, a fim de impedir que o setor entre na fase de maturidade e avance para um declínio iminente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Econômicaspt_BR
dc.sizeorduration52pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA INDUSTRIALpt_BR
Appears in Collections:TCC - Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OligopólioFragmentaçãoProdutiva.pdf471.56 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.